STF

Prorrogada cautelar na ação que discute inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins

Prorrogada cautelar na ação que discute inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou, na tarde desta quarta-feira (16), a validade da medida cautelar na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 18, que suspendeu a tramitação, em todo o Poder Judiciário, dos processos que discutem a legalidade da inclusão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na base de cálculo da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

O ministro Gilmar Mendes, presidente da Corte, propôs a prorrogação da cautelar na ADC, relatada pelo falecido ministro Carlos Alberto Menezes Direito. A ação será redistribuída para que tenha um novo relator.

A cautelar já havia sido prorrogada uma vez, em fevereiro deste ano. Com a decisão de hoje, os processos continuam suspensos pelos próximos 180 dias, ou até que o Plenário julgue o mérito da questão. Apenas o ministro Marco Aurélio, que já havia votado contrário à prorrogação, em fevereiro, ficou vencido.

MB/LF

 

Leia mais:

04/02/2009 – Plenário do Supremo prorroga prazo de 180 dias para analisar o mérito de ação sobre Cofins

 

14/05/2008 – Pedido de vista suspende julgamento sobre inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins

 

15/10/2007 – Presidente da República ajuíza ADC sobre inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Prorrogada cautelar na ação que discute inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/prorrogada-cautelar-na-acao-que-discute-inclusao-do-icms-na-base-de-calculo-da-cofins/ Acesso em: 23 fev. 2025