Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Zambiasi pede prioridade à duplicação da BR-101 Sul nos trechos que cortam cidades Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS)]
Página Multimídia

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) pediu ao governo que determine às empresas que estão duplicando a BR-101 Sul, de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, que dêem prioridade às obras nos trechos que cortam cidades. Ele disse que os atrasos nas obras têm levado a população de 11 cidades ao desespero; os moradores de Tubarão (SC) estariam levando até duas horas para ir de um bairro a outro, numa distância de seis quilômetros.

Zambiasi lamentou que a duplicação dos 348 quilômetros entre Palhoça (SC), nas proximidades de Florianópolis, e Osório (RS), a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, não seja concluída este ano, como estava previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele quer prioridade para execução das obras nas cidades de Palhoça, Paulo Lopes, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Araranguá e Sombrio, em Santa Catarina, e em Torres, Três Cachoeiras, Terra de Areia e Osório, no Rio Grande do Sul.

Conforme o senador, cerca de 800 mil pessoas que moram em regiões próximas à BR-101 Sul vêm sendo afetadas pelos atrasos das obras. Informou que uma viagem entre Porto Alegre e Florianópolis chega a demorar 15 horas, submetendo os motoristas a “um cansaço físico e emocional desnecessário”. Durante o carnaval, houve momento em que o engarrafamento na rodovia chegou a 100 quilômetros na parte catarinense – a duplicação do lado gaúcho está mais adiantada.

Sérgio Zambiasi propôs aos senadores e deputados federais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul que atuem de forma conjunta em suas reivindicações de aceleração das obras. Anunciou que ele próprio iria se encontrar, ainda nesta quinta-feira, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para tratar do assunto.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Zambiasi pede prioridade à duplicação da BR-101 Sul nos trechos que cortam cidades Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/zambiasi-pede-prioridade-a-duplicacao-da-br-101-sul-nos-trechos-que-cortam-cidades/ Acesso em: 19 jul. 2024