Aproximar ainda mais o Parlamento gaúcho da sociedade. Essa foi a principal motivação para a Assembleia integrar-se à Rede Legislativa de TV Digital, capitaneada pela Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira (22), foi dado início à transmissão pelo canal digital aberto e gratuito 61.2. Todas as pessoas que possuírem TV Digital na Região Metropolitana já podem acompanhar o trabalho dos deputados do Rio Grande do Sul 24 horas por dia, bem como dos seus representantes na Câmara Federal e no Senado.
Presidência
Antes da cerimônia oficial, que lotou o Salão Júlio de Castilhos, as autoridades foram recebidas pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Alexandre Postal (PMDB), na sala da Presidência. “É uma data marcante para a Assembleia, pois vai dar mais transparência ao nosso trabalho”, destacou Postal.
O deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS) e o deputado Adão Villaverde (PT), que antecederam Postal na presidência da AL e trabalharam pela transmissão da TV Assembleia em canal aberto, comemoraram o resultado dos esforços. “Esse canal de televisão vai mostrar que essa casa tem trabalho, tem projeto e tem atuação junto à sociedade”, afirmou Cherini. Villaverde salientou que “será um salto de qualidade para o trabalho” do Legislativo e que “a população vai poder fiscalizar a quem ela delegou sua representação”.
Presidente da Câmara saúda iniciativa
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT/RS), saudou a iniciativa pioneira na Região Sul. Apenas São Paulo, Belo Horizonte e Brasília já estavam integradas à rede. Maia lembrou ainda que a integração vai gerar troca de experiências e de conteúdo.
Várias câmaras de vereadores já estão aderindo à Rede. O presidente do Legislativo de Novo Hamburgo, Gilberto Koch, comemorou o aumento da capacidade da população de acompanhar o legislativo e a possibilidade da rádio digital. “Os vereadores vão poder mostrar ainda mais seu trabalho.”
Deputados
Também acompanharam a cerimônia os deputados Gilmar Sossela (PDT), Edson Brum (PMDB), Pedro Westphalen e Ernani Polo (PP), Ronaldo Santini e Cassiá Carpes (PTB), Raul Carrion (PC do B), Miki Breier (PSB) e Altemir Tortelli (PT).
Presenças
Prestigiaram a cerimônia, a secretária de Comunicação e Inclusão Digital em exercício, Patricia Goulart (representando o governador Tarso Genro); o presidente do Conselho de Comunicação do Tribunal de Justiça, desembargador Tulio Martins; o subprocurador-geral de Justiça, Ivory Coelho Neto; o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; o deputado federal Luiz Noé (PSB/RS); o presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, Valdecir Rubbo; o diretor-geral em exercício da Câmara dos Deputados, Fábio Holanda; a secretária de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Sueli Navarro; o presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Osório; o presidente da ARI, jornalista Batista Filho e representantes de Câmaras Municipais, Tribunal de Contas, Ajuris, UFRGS e Casa Civil.
Fonte: AL/RS