Da Redação e Da Rádio Senado

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) defendeu nesta quinta-feira (7) a elaboração de uma proposta de reforma política que contemple o voto facultativo nas eleições, permitindo com que apenas os eleitores interessados no pleito compareçam às urnas.
Ele citou pesquisas recentes que mostram a crescente apoio do eleitor à não obrigatoriedade do voto, sob o argumento de que isso possibilitaria processos eleitorais mais qualificados.
Ruben Figueiró também lembrou que as nações mais desenvolvidas do mundo adotam o voto facultativo e acrescentou que o voto obrigatório, instituído no Brasil em 1932, revela uma disposição autoritária do Estado brasileiro, uma tutela excessiva e abusiva. Por fim, revelou que o ato de votar é um direito e não um dever.
– O direito de ser eleitor é inegável. Agora, o direito de votar representa um direito inalienável de sua cidadania. Forçar o eleitor a comparecer à zona eleitoral e depositar o seu voto nas urnas é, às vezes, voto nulo ou voto em branco, representa sem dúvida alguma uma coação ao seu sentimento cívico.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado
