Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Humanidade deve respeito e admiração Louis Braille, diz Marisa Serrano Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senadora Marisa Serrano ]
Página Multimídia

Em pronunciamento nesta terça-feira (15), a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que a humanidade deve “deferência, respeito e admiração” ao francês Louis Braille (1809-1852), inventor do método de leitura usado pelos portadores de deficiência visual.

Braille foi homenageado na primeira parte da sessão deliberativa, como parte da programação da 5ª Semana de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado Federal.

– Seus esforços científicos e seus métodos de leitura abriram uma janela muito ampla ao ser humano desprovido da visão. Para muitos cegos, nada substitui o prazer de ler um livro, de tocar os pontos com os dedos ou sentir a textura do papel – afirmou.

Em seu discurso, Marisa Serrano também destacou o trabalho do Instituto Benjamim Constant, do Rio de Janeiro, centro de referência nacional em questões de deficiência visual. O instituto capacita profissionais, assessora escolas e instituições e é um dos maiores responsáveis por publicações em braile.

Marisa Serrano citou ainda a Fundação Dorina Norwill, que há 63 anos publica edições em braile e também produz livros e revistas falados e obras acadêmicas no formato digital acessível. No ano passado, foram disponibilizados mais de 900 títulos nos três formatos pela fundação, que tem a maior editora em braile da América Latina e a quinta maior do mundo.

A senadora citou ainda o Instituto Sul Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), que funciona desde 1957 e se tornou referência nacional pelo trabalho em prol da emancipação das pessoas com deficiência visual. O centro de reabilitação atende quase 650 pessoas, do bebê ao idoso, e atua em três frentes (educação, assistência social e saúde), explicou Marisa Serrano.

– O instituto ainda é um dos pontos de cultura do estado, oferecendo cursos e apresentações de música, dança e teatro – afirmou. 

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Humanidade deve respeito e admiração Louis Braille, diz Marisa Serrano Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/humanidade-deve-respeito-e-admiracao-louis-braille-diz-marisa-serrano/ Acesso em: 20 fev. 2024