Senado

Cristovam diz que o Brasil deveria permitir candidaturas sem partido político

Da Redação

Em discurso nesta segunda-feira (23), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o Brasil deveria permitir a candidatura de pessoas que não sejam filiadas a partidos políticos.

A proposta (PEC 7/2012), de sua autoria, que permite a “candidatura desvinculada de filiação partidária”, tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde recebeu parecer contrário do relator Humberto Costa (PT-PE).

Cristovam iniciou seu pronunciamento comentando o discurso do colega Pedro Simon (PMDB-RS), sobre as dificuldades enfrentadas pela ex-senadora Marina Silva para viabilizar a legalização do partido Rede Sustentabilidade. Cristovam disse torcer para que a legenda possa ser criada sem que se desrespeite a legislação vigente.

Para o senador, o país deveria adotar a candidatura avulsa ou independente, como já fazem França, Estados Unidos e Chile, exemplificou. Cristovam defendeu sua proposta afirmando que a grande maioria dos partidos políticos brasileiros está obsoleta e “não reflete o que as pessoas querem hoje”.

A PEC de Cristovam estabelece que o candidato avulso deverá reunir um número mínimo de assinaturas de eleitores que apoiem sua candidatura. Só com esse apoio mínimo o candidato poderá efetivar sua candidatura junto à Justiça Eleitoral.

– Hoje não é livre a eleição que dá monopólio aos partidos na apresentação de candidatos ao eleitorado – afirmou.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Cristovam diz que o Brasil deveria permitir candidaturas sem partido político. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/cristovam-diz-que-o-brasil-deveria-permitir-candidaturas-sem-partido-politico/ Acesso em: 05 abr. 2026