Senado

Cidinho Santos defende celeridade nos processos de adoção

Da Redação e Da Rádio Senado

O senador Cidinho Santos (PR-MT) lamentou as dificuldades para a adoção no Brasil, situação que atribuiu à burocracia do Poder Judiciário e à demanda dos adotantes por crianças de menos de quatro anos. O senador citou o exemplo de Mato Grosso, onde um adotante precisa esperar de 3 a 5 anos para conseguir a guarda de uma criança. Ele alertou que esse prazo está bem acima da expectativa de celeridade determinada pelo Conselho Nacional de Justiça.

– Na verdade, apenas um em cada quatro pretendentes admite adotar crianças com quatro anos ou mais. Do outro lado, apenas 4,1% dos que estão no Cadastro Nacional de Adoção à espera de uma família têm menos de quatro anos. Por isso, cada dia que as crianças passam nos abrigos diminui ainda mais a chance de encontrarem um novo lar – ressaltou o senador.

Cidinho Santos apresentou proposta que permite que a Defensoria Pública também tenha acesso ao cadastro de crianças e adolescentes sob medida de proteção. O senador espera que, dessa forma, os defensores públicos zelem pelos direitos da criança e possam contribuir para processos de adoção mais rápidos.

O senador também manifestou esperança de que a visita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ajude a aumentar o comércio bilateral com o Brasil. Segundo Cidinho, a Rússia tem criado obstáculos para os produtos da agroindústria brasileira, o que tem causado incômodo no setor exportador.

 

 

 

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Cidinho Santos defende celeridade nos processos de adoção. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/cidinho-santos-defende-celeridade-nos-processos-de-adocao/ Acesso em: 07 dez. 2025