Senado

Ataídes demonstra preocupação com jovens que não trabalham nem estudam

Da Redação

O senador Ataídes Oliveira (PSDB – TO) manifestou sua preocupação, nesta terça-feira (6), com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que revela que cerca de 5,3 milhões de jovens entre 18 e 24 anos, em sua maioria mulheres, não estudam e nem trabalham.

Ataídes disse que nesse grupo, conhecido como “jovens nem nem”, estão 16% dos jovens dessa faixa etária no país. Para ele, o dado é muito preocupante para a nação, já que o que resta para esse grupo, desde que não tenham uma estrutura familiar adequada, é a criminalidade e as drogas.

– Este é o quadro que se encontra hoje em nosso país: muitos, mas muitos desses jovens vão para as drogas e para a criminalidade. O governo tem essas informações; talvez o povo brasileiro não as tenha, mas o governo tem essas informações sobre esses jovens – ressaltou.

Ataídes informou que 80% desses jovens não fizeram curso profissionalizante e disse que poderiam ser ajudados por meio do Sistema S. Ele explicou que o sistema, que receberá cerca de R$ 20 bilhões de dinheiro público este ano, tem a finalidade exclusiva de dar curso profissionalizante, gratuitamente, aos trabalhadores.

– O Sistema S pode e deve disponibilizar uma cota para esses jovens e dar a eles uma oportunidade para fazerem um curso profissionalizante e inseri-los no mercado de trabalho. Existe dinheiro e estrutura para tal – disse.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ataídes demonstra preocupação com jovens que não trabalham nem estudam. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/ataides-demonstra-preocupacao-com-jovens-que-nao-trabalham-nem-estudam/ Acesso em: 05 mai. 2026