Planalto

Volume de exportações de carne bovina à UE sobe 60% no terceiro trimestre

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, destacou, nesta quinta-feira (8), a tendência de crescimento das exportações de carne bovina in natura para a União Europeia. No terceiro trimestre de 2009, aumentou em 60% a quantidade do produto embarcado e a receita cresceu 54% em relação aos meses de abril, maio e junho. Isso representa 13,33 mil toneladas, com arrecadação de US$ 92,12 milhões, entre julho e setembro. “As exportações estão crescendo de maneira firme”, comentou Stephanes.

Os embarques do produto para o mercado europeu, no trimestre anterior, totalizaram 8,3 mil toneladas e receita de US$ 59,84 milhões. “Isso mostra que estamos caminhando na direção correta”, destacou o ministro. 

Numa comparação com o terceiro trimestre de 2008, foram observados crescimentos de 400% na quantidade e de quase 300% no valor da carne bovina. Tal situação é explicada pela retomada gradativa das vendas para a União Europeia, após embargo daquele mercado pelas exigências de rastreabilidade, em fevereiro do ano passado.

Em seguida à suspensão da compra de carne pelos europeus, o governo brasileiro agiu com rapidez e propriedades pecuárias começaram a ser reintegradas ao Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

Do começo do ano até o momento, os europeus importaram 30,1 mil toneladas da carne. Nos 12 meses de 2008, o volume alcançou 36,2 mil toneladas. “Tudo indica que as exportações de carne bovina in natura para a UE irão ultrapassar as vendas do ano passado”, prevê Stephanes.

Fonte: Presidência

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Volume de exportações de carne bovina à UE sobe 60% no terceiro trimestre. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/volume-de-exportaa%c2%a7a%c2%b5es-de-carne-bovina-a-ue-sobe-60-no-terceiro-trimestre/ Acesso em: 14 jun. 2024