A missão Brasil Trade África 2009, organizada pela Apex-Brasil como parte do Projeto Tradings começou terça-feira (1/9) em Johanesburgo (África do Sul), com o objetivo de aumentar a participação de pequenas e médias empresas nas exportações brasileiras. Participam do evento 34 tradings de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Ceará das áreas de alimentos e bebidas, casa e construção, vestuário e calçados, móveis e decoração, cosméticos e higiene pessoal e autopeças.
A missão, que termina amanhã, dia 4 de setembro, envolve seminários e, principalmente, rodadas de negócios com 150 compradores de Angola, Moçambique, Zâmbia, Ruanda, Uganda, Ilhas Maurício, Tanzânia, Quênia, Nigéria e Gana, além da África do Sul.
“A finalidade desta ação é construir a imagem do Brasil como parceiro comercial da região, bem como criar oportunidades de negócios para empresas comerciais exportadoras, tradings e consórcios de exportação, cujos fornecedores são pequenas e médias empresas”, explica o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira.
A expectativa é que o evento venha a gerar cerca US$ 30 milhões em negócios nos próximos 12 meses. O continente africano, marcado durante anos por conflitos sociais, mostra um vigoroso crescimento. Entre 2003 e 2008 as importações deram um salto de 170% e hoje registram US$ 348 bilhões. Entre os países que mais vendem para o continente estão China, França, Alemanha, Itália e Estados Unidos.
A proximidade da Copa do Mundo está projetando um aumento ainda mais forte na economia sul-africana, devido à entrada de investimentos internacionais. O crescimento da balança comercial do país chegou a 324% em 2008. “Este é um momento oportuno para incrementarmos a nossa relação bilateral”, observa Teixeira.
Desde que iniciou o Projeto Tradings, a Apex-Brasil já realizou várias ações importantes, inclusive discussões sobre a organização de uma Associação que represente nacionalmente o setor. No levantamento de dados que a Agência organiza com apoio da Fundação Getúlio Vargas, visando delinear o perfil do setor, está a criação do Diretório das Tradings do Brasil. Realizado em ambiente web, o catálogo que já reúne cerca de 600 tradings e tem potencializado ações de divulgação internacional, aproximando compradores estrangeiros das tradings brasileiras e as pequenas e médias indústrias de tradings especializadas em produtos ou mercados.
Das quase 600 empresas cadastradas no Diretório, 84 delas vendem para a África do Sul. Para mais informações verifique o site www.tradingsdobrasil.com.br
Fonte: Presidência