Planalto

MDA lança planos de desenvolvimento rural de Territórios da Cidadania

Os Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) dos Territórios da Cidadania Centro Oeste e Dos Lagos e do Território Rural Extremo Norte, que abrangem nove municípios do Amapá, serão apresentados nesta quinta-feira (28) em reunião no auditório do Centro Cultural Franco Amapaense, em Macapá (AP). O lançamento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e a Delegacia Federal do MDA no Amapá, em parceria com a ONG Parceiro – Programa Integrado de Ações Socioambientais da Amazônia Oriental. A atividade será realizada das 14h às 18h.

Participam integrantes dos Colegiados Territoriais dos três Territórios, formados por representantes governamentais e da sociedade civil (composição paritária), agentes financeiros, secretarias de governo, instituições de pesquisa, universidades, organizações da sociedade civil, rede estadual de colegiados, governos municipais e representantes do MDA. Os Colegiados têm como atribuições planejar e pactuar a agenda de ações, definir o plano de desenvolvimento dos Territórios e exercer o controle social do Programa.

O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável é um diagnóstico que contém a identidade territorial, os eixos estratégicos de desenvolvimento, a visão de futuro e os projetos prioritários para os Territórios. A elaboração é realizada por meio de parcerias de órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Fonte:
Portal Brasil
Ministério do Desenvolvimento Agrário

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MDA lança planos de desenvolvimento rural de Territórios da Cidadania. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/mda-lanca-planos-de-desenvolvimento-rural-de-territorios-da-cidadania/ Acesso em: 25 mar. 2026