Planalto

Lula visita o Brasil Rural Contemporâneo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, assinam nesta sexta-feira (9), às 16h30, no Brasil Rural Contemporâneo, os termos de adesão de sete cooperativas ao Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). Elas são as primeiras a adotarem o Selo – que funciona como um certificado, garantindo que pelo menos 51% da principal matéria-prima do produto têm origem na agricultura familiar.

O Selo foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a promoção comercial da agricultura familiar e passará a identificar produtos como verduras, legumes, frutas, laticínios e produtos agroindustriais.

As sete cooperativas aplicarão o selo em mais de 50 produtos diferentes, que envolvem o trabalho de mais de 80 famílias de agricultores. Entre os produtos certificados estão lácteos, derivados de carnes, frutas e produtos da biodiversidade.
Aderem ao Selo nesta sexta-feira as cooperativas Cosulati (RS), Confepar (PR), Aurora (SC), Coopel (AC), Coopercuc (BA), Coopafi (PR), Cooperacre (AC)

Seminários

Pela Manhã, às 10h, a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realiza seminário sobre Alimentação Escolar e à tarde, às 16h, o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Agrário (Nead) faz outro seminário, sobre a história social do campesinato no Brasil.

Programação cultural

A programação cultural desta sexta dá continuidade ao encontro do campo com a cidade. Às 16h, as quebradeiras de babaçu mostram suas cantigas no Tablado. Depois delas, às 17h, é a vez do Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança Mestre Grimário e, encerrando as apresentações no Tablado nesta sexta, às 18h, Dona Zefinha.

O Café Coreto apresenta o violeiro Roberto Corrêa, às 19h30.

BNegão e os Seletores de Frequência abrem as atividades no Palco Multimidia, às 21h, convidando Urinha, Siba e Totonho. Às 22h30, sobem ao palco Otto e seus convidados: Maciel Salu, Lia de Itamaracá, Danni Carlos e Sandra de Sá.

Acompanhe o Brasil Rural Contemporâneo no Twitter

Fonte: Presidência

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Lula visita o Brasil Rural Contemporâneo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/lula-visita-o-brasil-rural-contempora%c2%a2neo/ Acesso em: 22 jun. 2024