Planalto

Brasil e Colômbia assinam em agosto acordo para combater criminalidade na fronteira

Brasil e Colômbia assinam, no dia 5 de agosto, um acordo de operações conjuntas contra a criminalidade na fronteira. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

A assinatura do acordo faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado pelo governo federal no início de junho, que tem por objetivo unir as polícias e as Forças Armadas no combate ao crime transnacional.

A Colômbia, que faz fronteira com o estado do Amazonas, é o maior produtor de cocaína do mundo e convive, há anos, com guerra civil.

O plano prevê a atuação das forças de segurança e defesa em pontos estratégicos da faixa de fronteira dos países. O Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa coordenará os trabalhos.

Segundo Jobim, os últimos detalhes operacionais do plano deverão ser acertados no dia 4 de agosto entre os ministérios da Defesa e da Justiça.
 

Fonte:
Portal Brasil
Agência Brasil

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Brasil e Colômbia assinam em agosto acordo para combater criminalidade na fronteira. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/brasil-e-colombia-assinam-em-agosto-acordo-para-combater-criminalidade-na-fronteira/ Acesso em: 25 mar. 2026