Planalto

Brasil busca aumentar exportação de produtos industrializados

Consolidado na posição de grande exportador de produtos básicos, o Brasil participa da feira Anuga, na Alemanha, de 10 a 14 de outubro, com a intenção de ampliar a exportação de produtos industrializados, com maior valor agregado e alto padrão de qualidade. É nessa direção que caminham as 120 empresas de alimentos e bebidas levadas a Anuga pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Nos 2,2 mil metros quadrados de espaço ocupado pelo Brasil na feira estarão produtos diversificados, tais como cafés especiais, vinhos finos, frutas secas e sucos tropicais, temperos e especiarias, lácteos, cachaça, doces, chocolates, balas e biscoitos, castanhas, mel, erva-mate, além de cortes especiais de carne.

A Apex-Brasil elaborou um Estudo de Oportunidades para identificar potenciais mercados-alvo para as empresas brasileiras participantes da feira. Analisou dez grupos de produtos e as oportunidades em até dezesseis países para cada um deles. Os grupos estudados foram café, chás e mate; carne bovina; carne de frango; carne suína; chocolates, balas e confeitos; massas, pães e biscoitos; leite e laticínios; frutas; sucos; vinhos e derivados. 

As empresas brasileiras chegam a Anuga orientadas por este extenso Estudo de Inteligência Comercial, que apontou as principais tendências de mercado e preferências dos consumidores.  O estudo destacou, por exemplo, o crescente interesse por produtos de maior valor agregado, produzidos com base no fair trade, que proponham diferentes experiências sensoriais, premium ou mais sofisticados, que utilizem produtos naturais, exóticos, sustentáveis ou orgânicos, com características funcionais.

Com uma pauta de produtos agropecuários entre as mais diversificadas do mundo, o Brasil exportou no ano passado mais de 1.500 produtos do setor de agronegócios para mais de 200 diferentes mercados na Europa, nas Américas, na Ýsia, na Ýfrica e no Oriente Médio.

Serviço
Evento: Feira Anuga
Data: 10 a 14 de outubro de 2009
Local: Colônia (Alemanha)

Fonte: Presidência

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Brasil busca aumentar exportação de produtos industrializados. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/brasil-busca-aumentar-exportaa%c2%a7ao-de-produtos-industrializados/ Acesso em: 18 jun. 2024