PGE/RS

PGE promove o I Congresso Internacional de Direitos Humanos

A PGE, juntamente com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), promove o “I Congresso Internacional dos Direitos Humanos – Emancipação e Ruptura”. O evento ocorrerá de 29 a 31 de agosto, na UCS, em Caxias do Sul.

 

O evento visa a propiciar um amplo espaço de discussão sobre Direitos Humanos que explicite formas de injustiça social, ambiental, jurídica e política, bem como alternativas a serem efetivadas pelo Estado no seu enfrentamento a partir do controle social da sociedade civil organizada.

 

A programação conta com conferências e paineis, que envolvem expoentes do mundo inteiro sobre a temática, bem como expoentes dos Movimentos Sociais. Serão cinco eixos temáticos: A Atualidade da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Direitos Humanos e Diversidade; Direitos Humanos e Justiça Social; Direitos Humanos e Ambiente; e Direitos Humanos, Memória, Verdade e Justiça.

 

Entre os palestrantes nacionais estão o Governador do Estado Tarso Genro, a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o Procurador do Estado aposentado Dr. Jacques Távora Alfonsin, o Cientista Político Emir Sader, o Juiz Federal Roger Raupp Rios, além de outras personalidades nacionais e internacionais das áreas relacionadas aos Direitos Humanos.

 

Já entre os palestrantes internacionais, estão o antropólogo social Jacques D’Adesky, de Ruanda (África), a ativista política Lílian Celibert, do Uruguai, e o professor de filosofia e sociologia Manoel Calvo Garcia, da Espanha.

 

Além de assistir aos paineis, também será possível submeter trabalhos gratuitamente ao Congresso, direcionados aos eixos temáticos de interesse do participante. Os trabalhos poderão ser enviados até a meia noite do dia 20 de agosto, segunda-feira. As instruções e normas para o envio podem ser conferidas clicando aqui.

 

As inscrições para o Congresso são gratuitas e online, e deverão ser realizadas até o dia 26 de agosto, preenchendo o formulário disponível no link: http://www.ucs.br/site/eventos/i-congresso-internacional-de-direitos-humanos/inscricao/.

 

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria do Mestrado em Direito da UCS, pelo telefone (54) 3218-2759, ou pelo email congressodireitoshumanosucs@gmail.com, ou pelo site do evento: http://www.ucs.br/site/eventos/i-congresso-internacional-de-direitos-humanos/.

 

Integram a Comissão Organizadora do evento a PGE, por meio da Comissão de Direitos Humanos da PGE e da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional, juntamente com o Movimento Nacional dos Direitos Humanos e a Comissão Periódicos Qualis CAPES da Área de Direito da UCS.


Fonte: PGE/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. PGE promove o I Congresso Internacional de Direitos Humanos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/pgers/pge-promove-o-i-congresso-internacional-de-direitos-humanos/ Acesso em: 12 mar. 2025