OAB/SP

Cnj entrega estudo sobre atraso de pagamento de precatórios

Os principais problemas detectados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) são o não cumprimento dos pagamentos em ordem cronológica e o procedimento usado para determinar a lista de credores, entre outros.

O estudo foi realizado a pedido da corte paulista por uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça, entre 5 e 9 de março, e entregue na última quarta-feira (21/3)  para a OAB SP e ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

O estudo descartou a hipótese de irregularidades disciplinares, pois o tribunal não deixa de pagar credores para manter recursos em caixa. Porém, segundo a equipe, a gestão não segue a Resolução 115 do CNJ nem a Emenda Constitucional 62, que transferiu a responsabilidade pelo pagamento dos precatórios dos Estados para os tribunais.

Com a entrada em vigor da EC 62, a responsabilidade pelo pagamento dos precatórios recaiu sobre os tribunais estaduais. Durante os dois anos de vigência da Emenda, o Tribunal de Justiça de São Paulo já recebeu em depósitos, segundo levantamento da Comissão de Dívida Pública da OAB SP, cerca de R$ 3 bilhões do Estado e R$ 1,1 bilhão da Prefeitura para pagamento dos credores de precatórios; mas a Justiça paulista tem enfrentado uma série de gargalos, muitos estruturais, que adiam esses pagamentos.

O relatório afirma que o fato de o cadastro de credores ser feito pelas instituições devedoras, e não pelo TJ-SP, explica os problemas na cronologia das listas, sugerindo que a própria corte faça esse cadastro que, inicialmente, foi proposta da OAB SP.

Outras sugestões, de curto, médio e longo prazo, também são apresentadas, como instituir um Comitê Gestor de precatórios (seguindo a Resolução 115); reestruturar o espaço físico para processamento de pedidos de pagamento; adquirir novos equipamentos, condizentes com as atribuições do setor de precatórios; treinar e capacitar servidores das Varas de Fazenda Pública, Juízo de Execução e Departamento de Precatórios sobre matéria constitucional relativa a precatórios requisitórios; e realizar concurso público para ingresso de novos servidores nessas áreas.

Veja a íntegra do relatório.

Fonte: OAB/SP

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Cnj entrega estudo sobre atraso de pagamento de precatórios. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabsp/cnj-entrega-estudo-sobre-atraso-de-pagamento-de-precatorios/ Acesso em: 07 jul. 2025