07 | 08 | 2012
Vitória sediará a V Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB de 15 a 17 de agosto
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) escolheu a cidade de Vitória para sediar, de 15 a 17 de agosto, a V Conferência Nacional de Direitos Humanos, que deverá reunir cerca de duas mil pessoas. O tema principal será “A efetividade dos Direitos Humanos no Brasil”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do evento.
“Em um Estado em que a luta por direitos humanos sempre demandou grande esforço, inclusive com o sacrifício de vidas de alguns militantes, a realização de uma conferência internacional representa uma vitória e um emblema. Significa que a OAB-ES se coloca no mapa daquelas entidades que defendem e trabalham efetivamente pela implementação de uma política de direitos humanos e, também, um alerta aos governantes. É preciso que o respeito aos direitos humanos seja uma política permanente nos governos e não uma política de manifestação pontual, atuando aqui e ali quando a situação já está exposta”, avalia o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra.
O presidente da Seccional destaca, ainda: “Uma política de direitos humanos séria não se restringe aos casos de violação das garantias dos homens e das mulheres presos, mas abarca, por exemplo, a construção de uma política de saúde, que atenda efetivamente a população, e a construção de uma política de transporte público, que permita que a mobilidade se faça de forma correta e que aqueles que se utilizam dos meios de transporte público possam fazê-lo com dignidade. Direitos humanos, na verdade, têm que ser visto de uma forma geral. Pressupõe a observância das garantias individuais e sociais previstas na Constituição.”
O presidente da OAB-ES ressaltou um fato que considera emblemático: “A realização dessa Conferência aqui no Estado acontece no momento em que uma grande militante dos direitos humanos, como é Isabel Aparecida Borges, da Pastoral Carcerária, vê reconhecido, pelo Poder Judiciário, que foi injusta e absurdamente perseguida.”
Programação
Da programação da Conferência, constam duas conferências magnas e oito painéis sobre temas como “Políticas Públicas para os Direitos Humanos”; “Dignidade e Direitos Econômicos, Sociais e Culturais”; “Dignidade e Acesso à Justiça”; e “Dignidade e Sistema Prisional e o Sistema de Proteção dos Direitos Humanos”, entre outros.
Inscrições
Para participar os interessados também devem acessar a área de inscrição do site da V Conferência Internacional de Direitos Humanos. O investimento para estudantes é de R$ 50,00, e para advogados e demais profissionais, R$ 100,00.
Certificados
Serão concedidos certificados aos participantes da V Conferência Internacional de Direitos Humanos perfazendo um total de 24 horas para efeito de complementação das horas curriculares exigidas nos cursos de Direito.
SERVIÇO
Evento: V Conferência Internacional de Direitos Humanos
Realização: Conselho Federal da OAB
Apoio: OAB-ES, Governo do Estado, Prefeitura de Vitória
Dia: 15 a 17 de agosto
Local: Centro de Convenções de Vitória – Rua Constante Sodré, 157 – Santa Lúcia – Vitória/ES
Informações: Acesse o Site da Conferência ou entre em contato por intermédio do e-mail conferenciadh@oab.org.br ou pelos telefones (61) 2193-9619 / 9605 / 9657 / 9640.
Fonte: OAB/ES
