OAB/ES

Presidente da OAB-ES critica compra de trajes antitumultos para PM conter manifestações de massa

02 | 10 | 2013

Presidente da OAB-ES critica compra de trajes antitumultos para PM conter manifestações de massa

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, criticou o investimento de quase R$ 2 milhões que será feito pelo Governo do Estado na aquisição de “trajes antitumultos” para as unidades especializadas da Polícia Militar utilizarem nas manifestações de rua.

“É um equívoco. Não é preciso equipar a polícia como se ela fosse guarda pretoriana dos governos. A polícia deve estar ao lado do povo. Dizer que isto protege o cidadão, o policial, nos casos de manifestação de massa é imaginar que a manifestação de massa é, por si só, um fato que vai desaguar na desordem. Esta verba, que não é pequena, seria muito melhor empregada em outras atividades policiais. Nós não precisamos temer a polícia, nós precisamos ter respeito pela polícia, o que se dá com a polícia se aproximando com povo. Não é com uniformes quase caricatos que se faz, efetivamente, segurança pública”, afirmou Homero Mafra.

Em setembro, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social lançou edital  para comprar 600 “trajes antitumulto”, que inclui colete, cotoveleira, protetor pélvico, protetor de coxa e acessório de cintura e bolsa de transporte. O gasto deve girar em torno de R$ 1.890.000,00. Em outro processo, serão adquiridos capacetes balísticos.

 

Fonte: OAB/ES

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente da OAB-ES critica compra de trajes antitumultos para PM conter manifestações de massa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabes/presidente-da-oab-es-critica-compra-de-trajes-antitumultos-para-pm-conter-manifestacoes-de-massa/ Acesso em: 21 nov. 2025