OAB/ES

OAB-ES e ABMCJ entregam Comenda Rafaela Damázio a Celia Fernandes e Elisabeth Lordes em cerimônia marcada pela emoção

26 | 09 | 2013

OAB-ES e ABMCJ entregam Comenda Rafaela Damázio a Celia Fernandes e Elisabeth Lordes em cerimônia marcada pela emoção

“Rafaela Damázio foi a advogada que todos gostariam de ser um dia, combativa e  entregue às responsabilidades da Ordem”, declarou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, ao abrir a cerimônia de entrega da Comenda Rafaela Damázio à advogada Célia Fernandes e à juíza Elisabeth Lordes, nesta quarta-feira (25), no auditório da Seccional. Confira as fotos

O presidente da OAB-ES ressaltou ainda: “Esta é uma solenidade também que se caracteriza por homenagear sempre mulheres que se destacam na advocacia e na vida.”

Dirigindo-se a Célia Fernandes, Homero Mafra afirmou: “Se a Justiça do Trabalho existe hoje aqui, devemos muito a Célia. A Ordem se sente muito feliz com essa homenagem.”

O presidente da Seccional também destacou a atuação da juíza Elisabeth Lores: “Esperamos que chegue logo ao Tribunal, pois precisamos de desembargadores que tenham independência, que digam não aos donos do poder e que não fazem do direito um direito de ocasião.”

Ao receber a comenda, a advogada Célia Fernandes fez um breve discurso emocionado: “Estou muito orgulhosa por ter recebido esta medalha. Eu e Rafaela Damázio fomos colegas. Já tenho 44 anos de advocacia, batalhando com muito sofrimento para conseguir contribuir com a sociedade e sempre defendendo a Justiça. Neste árduo caminho temos que renunciar a muitas coisas, mas é maravilhoso ser advogada. Quero agradecer de coração a Ordem e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica no Espírito Santo.”

Com a medalha Rafaela Damázio nas mãos, a juíza Elisabeth Lordes afirmou: “Estou muito feliz, muito honrada por este momento e de ter sido escolhida pela ABMCJ. É uma grande felicidade estar aqui na ‘casa dos advogados’. Acredito que a batalha da advogada Rafaela serve de exemplo a todos os advogados. Ela sempre foi uma batalhadora, vencedora e uma verdadeira apaixonada pela causa feminina.”

Maria Helena Reinoso Rezende, conselheira da OAB-ES e presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem lembrou a trajetória de Rafaela Damázio: “Rafaela foi presidente do Tribunal de Ética e Disciplina de 1999 a 2006 e antes já atuava desde 1996. Outra importante ação encabeçada pela advogada foi a fundação da ABMCJ, em maio de 1989. Foi a primeira presidente da associação que teve como objetivo a preservação do direito da mulher na sociedade e a implementação de políticas públicas no combate a violência familiar. Portanto, a comenda tem como objetivo homenagear o nome dessa grande advogada que ela foi. Além de homenagear nomes do cenário jurídico que ainda colaboram na formação do conhecimento do direito.”

Maria da Penha Santos Faria, presidente da ABMCJ, por sua vez, destacou a parceria com a OAB-ES na realização anual da cerimônia de entrega da Comenda Rafaela Damázio.

A cerimônia contou com a participação, ainda, da vice-presidente da OAB-ES, Flávia Brandão Maia Perez, da vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAA-ES), Cléria Maria de Carvalho, do presidente da Associação Espiritossantense de Advogados Trabalhistas (AESAT), Rafael Anchieta Piza Pimentel, da diretora da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC) e membro da Comissão da Mulher Advogada, Bárbara Borges, além de familiares e amigos.  O advogado e viúvo de Rafaela Damázio, Renato de Jesus, também esteve presente.

Fonte: OAB/ES

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. OAB-ES e ABMCJ entregam Comenda Rafaela Damázio a Celia Fernandes e Elisabeth Lordes em cerimônia marcada pela emoção. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabes/oab-es-e-abmcj-entregam-comenda-rafaela-damazio-a-celia-fernandes-e-elisabeth-lordes-em-cerimonia-marcada-pela-emocao/ Acesso em: 16 nov. 2025