02 | 12 | 2013
OAB-ES concede Comenda Ewerton Montenegro a Gilmar Ferreira de Oliveira na próxima segunda, dia 09
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES) realizará Sessão Solene para entrega da Comenda Ewerton Montenegro Guimarães ao presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira de Oliveira, dia 09 de dezembro, às 17 horas, no Auditório da Seccional. A comenda é concedida aos que se destacam na luta em defesa dos direitos humanos.
A concessão da comenda foi proposta pelo presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, e aprovada por aclamação pelo Conselho Seccional.
Para o conselheiro seccional e membro da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, Gilvan Vitorino da Cunha Santos, a homenagem é mais do que justa: “O Gilmar é conhecido nacionalmente pelo excelente trabalho desempenhado, inclusive como coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). Devo ressaltar que ele tem um profundo respeito pela OAB enquanto instituição comprometida com a defesa dos direitos humanos. Gilmar compreende a luta que a OAB implementa junto com os movimentos que defendem esta causa. Ele desenvolve a luta dos direitos humanos como um sacerdócio.”
O conselheiro enfatiza: “Gilmar é um defensor que sabe trabalhar coletivamente as demandas, porque a luta pelos direitos humanos não se faz de forma isolada. Ele sabe tratar os demais defensores como iguais. A entrega da comenda é uma forma de reconhecimento a Gilmar, mas também ao Conselho Estadual dos Direitos Humanos.”
Para a conselheira seccional, que integra a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem, Verônica Cunha Bezerra, a comenda carrega em si a importância do advogado Ewerton para advocacia do Espírito Santo. “É uma trajetória de luta, de entrega pela advocacia ao longo de toda sua vida. E nada mais adequado do que entregar a comenda a um defensor dos direitos humanos que não mede esforços para defender o direito do outro. Ele é um militante de longa data, que não se quebra ao silêncio, enfrenta quem tiver que enfrentar na defesa dos direitos humanos. Acredito que o importante é reconhecer o valor, a importância do Gilmar nessa luta e também marcar posição de que muito já foi feito, mas a gente ainda tem muito a fazer para efetivar os direitos e reduzir a desigualdade”, disse a conselheira.
Gilmar Ferreira de Oliveira é mineiro de Santa Maria do Suassuí e vive no Espírito Santo há 34 anos. Desde abril de 2011, preside o Conselho Estadual dos Direitos Humanos, entidade que ajudou a fundar. Foi, durante dois mandatos, coordenador geral do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra. Também é secretário-executivo do Comitê Estadual pela Erradicação da Tortura, Tratamentos Cruéis e Degradantes e conselheiro nacional do Movimento Nacional de Direitos.
Fonte: OAB/ES
