OAB/ES

Isabel Borges e Maria do Rosário receberão a Comenda Ewerton Montenegro Guimarães na V Conferência Internacional de Direitos Humanos

11 | 08 | 2012

Isabel Borges e Maria do Rosário receberão a Comenda Ewerton Montenegro Guimarães na V Conferência Internacional de Direitos Humanos

A militante dos direitos humanos Isabel Aparecida Borges e a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, receberão a comenda “Ewerton Montenegro Guimarães”, na solenidade de abertura da V Conferência Internacional de Direitos Humanos, que o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil realizará no Centro de Convenções de Vitória na próxima semana, de 15 a 17 de agosto.

 A concessão da comenda “Ewerton Montenegro Guimarães” à Isabel Borges e Maria do Rosário Nunes foi aprovada pelo Conselho da OAB-ES, a partir de uma proposição apresentada pelo presidente da Seccional, Homero Junger Mafra. A comenda é concedida aos que se destacam na luta em defesa dos direitos humanos.

 “Isabel tem uma história de luta na defesa dos direitos humanos. A Ordem na hora que concede essa comenda a Isabel não só presta homenagem como busca reparar um ato de profunda injustiça que ela sofreu. E com relação à ministra Maria do Rosário, bastaria para homenageá-la a luta pela implantação da Comissão da Verdade, isso sem contar as inúmeras ações na Secretaria Especial de Direitos Humanos”, afirmou Homero Mafra.

 Ex-coordenadora da Pastoral Carcerária, Isabel Aparecida Borges da Silva foi injustamente perseguida e acusada, sem provas, de orientar presos durante atentados ocorridos em 2006 em que dezenas de ônibus foram queimados na Grande Vitória. Só este ano é que todos os procedimentos abertos contra ela foram arquivados pelo Ministério Público Estadual, por completa falta de provas.

Isabel Borges é uma mineira de 67 anos. Ao se mudar para o Espírito Santo, passou se engajar nas comunidades eclesiais de base. Foi chamada para atuar na Pastoral Carcerária, onde militou por 25 anos. Iniciou seus trabalhos como agente pastoral, tornando-se Coordenadora da área de Vila Velha e, por fim, Coordenadora Geral da Arquidiocese de Vitória e representante do Estado na Coordenação Nacional.

 Dedicou-se a cuidar das pessoas encarceradas nas prisões. Trabalhou para uma mudança na forma de agir com os internos, além de denunciar todas as irregularidades existentes na Pastoral.

Em junho deste ano, Isabel Borges recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, promovido pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos. A cerimônia de premiação ocorreu na abertura do XVII Encontro Nacional de Direitos Humanos, no município de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

 Maria do Rosário é deputada federal eleita pelo Rio Grande do Sul, mas no momento está licenciada e ocupa o cargo de ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos. No Congresso Nacional, foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Representou a Câmara na Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos durante a Ditadura Militar. Foi vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Também é autora do substitutivo que originou a nova legislação sobre o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, estabelecendo prazos para a permanência em instituições de abrigagem, para que todos tenham o direito a uma família.

Na sua gestão como ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, foi instalada a Comissão da Verdade.

Ewerton Montenegro Guimarães

Ewerton Montenegro Guimarães se destacou como um atuante e importante advogado militante da causa dos direitos humanos. Como membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-ES e com uma vida voltada para a defesa da vida, Ewerton se destacou no combate ao crime organizado no Estado e na defesa árdua das vítimas da violência, trabalho feito, muitas vezes, gratuitamente.

Foi um dos primeiro a denunciar o Esquadrão da Morte no Estado e registrá-lo em livro ‘A Chancela do crime: a verdadeira história do esquadrão da morte’, publicado em 1978.

Foi advogado da Arquidiocese de Vitória e da família do padre francês Gabriel Maire, assassinado em Vila Velha. Faleceu em maio de 2002.

 

LEIA MAIS Vitória sediará na próxima semana a V Conferência Internacional de Direitos Humanos

 

 

Fonte: OAB/ES

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Isabel Borges e Maria do Rosário receberão a Comenda Ewerton Montenegro Guimarães na V Conferência Internacional de Direitos Humanos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabes/isabel-borges-e-maria-do-rosario-receberao-a-comenda-ewerton-montenegro-guimaraes-na-v-conferencia-internacional-de-direitos-humanos/ Acesso em: 21 nov. 2025