18 | 08 | 2012
Homero Mafra: Demos mais um passo na construção de uma sociedade mais justa
“Demos mais um passo na construção de uma sociedade mais justa, mais digna e solidária”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, em seu pronunciamento durante a cerimônia de encerramento da V Conferência Internacional de Direitos Humanos, realizada pelo Conselho Federal, no Centro de Convenções de Vitória, de quarta (15) a sexta-feira (17).
Homero Mafra expressou sua satisfação diante do sucesso da Conferência, recordando que esta foi a segunda vez que Vitória venceu o desafio de sediar um grande evento realizado pelo Conselho Federal da Ordem. Em 1992, a cidade foi sede da XIV Conferência Nacional dos Advogados, em 1992.
Ele também agradeceu a participação dos militantes de direitos humanos e dos advogados capixabas no evento: “Quero agradecer àqueles que caminham e luta, que mantêm acesa a chama da resistência, quero a eles, a Verônica Cunha Bezerra, a Nara Borgo, a Perly Cipriano, a Padre Xavier, a tantos e tantos militantes e dedicar os versos de Thiago de Mello, porque são os versos que expressam o conteúdo de cada um de vocês:
Pois aqui está a minha vida.
Pronta para ser usada.
Vida que não guarda
nem se esquiva , assustada.
Vida sempre a serviço
da vida.
Para servir ao que vale
a pena e o preço do amor.
Militantes de direitos humanos, muito obrigada em nome da cidadania brasileira, são vocês que fazem valer, a que duro preço, a dignidade da pessoa humana neste país.”
O presidente da Seccional da OAB também se dirigiu ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e coordenador da Comissão da Verdade, Gilson Dipp, convidado para fazer a palestra de encerramento do evento: “Em nome da sociedade civil, ministro Gilson Dipp, saúdo a instalação da Comissão da Verdade e digo, não basta que se veja apenas o integrantes do aparelho repressivo do Estado, mas é preciso que a Comissão da Verdade apure e diga quem financiou o aparato repressivo que a Ditadura montou e ceifou a vida de tantos e tantos militantes de uma bela geração de brasileiros.”
Homero Mafra encerrou seu pronunciamento com uma saudação: “Este momento é de alegria e festa. Este momento é de saudar, sob o som do tambor do congo. Obrigado presidente Ophir, obrigado Conselho Federal, obrigado militantes dos direitos humanos, obrigado advocacia capixaba. Demos mais um passo na construção de uma sociedade mais justa, mais digna e solidária. Muito obrigada a todos.”
Fonte: OAB/ES
