06 | 06 | 2012
Festival Cinema pela Verdade encerra passagem pelo Estado com sessão gratuita na sede da OAB-ES
A Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (ESA/OAB-ES) realizou, nesta terça-feira (05), a última sessão do Festival Cinema pela Verdade, com a exibição gratuita do documentário Condor. O presidente da Seccional, Homero Junger Mafra, esteve presente e falou sobre a importância da participação da Ordem no projeto.
“A Ordem vai estar sempre aberta para a sociedade civil. Quando tudo estava fechado, a Ordem estava aberta e esse filme retrata um pouco do tempo em que tudo estava fechado”, afirmou Homero Mafra.
O presidente da OAB-ES defendeu a Comissão da Verdade. “A Comissão da Verdade é uma barca na direção certa. O que começou timidamente ontem vai se tornando uma onda e essa onda não parará jamais. Foi assim no movimento pelas Diretas, eram muito poucos no começo e quem viu o comício na Praça Oito disse: Isso não vai dar certo. Mas o movimento foi crescendo, até o dia em que a Igreja Candelária foi tomada de gente. Eu acho que isso vai acontecer com a luta pela justiça, pela memória e pela verdade nesse país.”
Após a exibição do documentário, o debate foi iniciado com a presença o subsecretário de Estado de Direitos Humanos e ex-preso político, Perly Cipriano, do diretor da ESA, Nelson Camatta Moreira, do professor do curso de direito da UVV e membro da ESA, Antônio Leal Oliveira, e do professor do departamento de filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Maurício Abdala.
Promovido pelo Instituto Cultura em Movimento e contemplado pelo edital Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, o Festival Cinema pela Verdade vai percorrer as 27 capitais e 81 universidades exibindo documentários que abordam a ditadura militar no Brasil.
Em Vitória, também foram promovidas sessões do Festival Cinema pela Verdade no Cine Metrópolis e na Univix.
Fonte: OAB/ES
