11 | 09 | 2013
Célia Fernandes e Elizabeth Lordes serão homenageadas com a Comenda Rafaela Damázio dia 25 de setembro
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito (OAB-ES) e Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica no Espírito Santo (ABMCJ) realizam, dia 25 de janeiro, a cerimônia de entrega da Comenda “Rafaela Damázio” às advogadas Célia Fernandes e Elizabeth Lordes. A cerimônia será realizada às 16 horas, no auditório da Seccional.
Os nomes foram escolhidos pela Comissão da Mulher Advogada da OAB e pela ABMCJ.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada, a conselheira seccional, Maria Helena Reinoso Rezende, destacou a importância da cerimônia: “É uma homenagem à advogada combativa que foi Rafaela Damázio, pois teve grande atuação em prol dos direitos e prerrogativas das mulheres advogadas. O recebimento da Comenda é uma grande honraria à advogada Célia Fernandes e representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por mais de 40 anos na advocacia pela nossa decana.”
A Comenda Rafaela Damázio é concedida às advogadas que se destacam por suas atuações em defesa dos direitos da mulher, especialmente as de carreira jurídica, e também em defesa dos direitos e prerrogativas de toda a advocacia capixaba.
A Comenda foi instituída em 2009 para homenagear Rafaela Damázio, uma das primeiras mulheres da advocacia capixaba. Na OAB-ES, foi presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), de novembro de 1999 a dezembro de 2006, mas já atuava como integrante desde 1996.
Outra importante ação encampada pela advogada foi à fundação da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Espírito Santo (ABMCJ-ES), em maio de 1989.
Fonte: OAB/ES
