23 | 04 | 2012
Advogados aprovam palestras realizadas pela OAB-ES em Guaçuí
“Foi um momento ímpar para os advogados de Guaçuí e municípios próximos”, afirmou o presidente da 6ª Subseção de Guaçuí, Aurélio Fábio Nogueira da Silva, ao avaliar a palestra promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) no município no dia 13 de abril.
Em uma noite dedicada à formação profissional, os advogados da região tiveram a oportunidade de assistir a três palestras: “A burocracia fiscal: Implicações no Desenvolvimento Nacional e na Competitividade do País”, ministrada pelo conselheiro federal da OAB-ES, Luiz Claudio Allemand; “A reforma política”, com o presidente da Comissão Eleitoral da Ordem, o conselheiro seccional Luciano Ceotto; e “Segurança da informação e perícia computacional forense”, com o professor e pesquisador Gilberto Sudre.
O vice-presidente da Seccional, Francisco Guilherme Maria Apolônio Cometti, considerou o evento importantíssimo. “As palestras foram extraordinariamente oportunas, muito bem feitas, tanto que recomendei que todos os presidentes convidassem os palestrantes para que fizessem as mesmas exposições nas suas subseções pela qualidade e quantidade de informações prestadas nas três importantíssimas do direito debatidas. A Ordem cresce com eventos desse tipo e com a ESA apoiando esse movimento é melhor ainda.”
Allemand ficou satisfeito com a receptividade dos colegas: “O público foi muito bom, foi muito receptivo. As questões discutidas foram extremamente atuais, em especial a palestra do professor Gilberto Sudre sobre crimes eletrônicos, onde ele apresentou aos advogados a existência de outras áreas de atuação para os advogados. Foi muito produtivo.”
O evento foi promovido em conjunto entre as Subseções de Guaçuí, Alegre e Iúna, com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB-ES).
“Foi um show de uma intelectualidade. Foi muito gratificante também a presença da Diretoria da Seccional, na figura do vice-presidente, Apolônio Cometti, e do diretor tesoureiro, Délio Prates. A diretoria compareceu e prestigiou o evento”, afirmou o presidente da Subseção de Guaçuí.
“Tivemos a iniciativa de fazer o evento com as três Subseções juntas e isso foi muito positivo. Foi muito bom, um momento de confraternização também. Ver parte da Diretoria da Ordem sair da capital e vir para o interior foi muito bom”, concordou o presidente da Subseção de Alegre, Celso Piantavinha Barreto.
“Foi ótimo, tivemos a oportunidade de encontrar vários companheiros. Eu fiquei tão entusiasmado que cheguei a combinar com os três palestrantes uma ida a minha comarca numa próxima oportunidade para ministrar as mesmas palestras”, disse o presidente da Subseção de Iúna, Nilton Martins Figueiredo.
As Subseções de Aracruz e Ibiraçu também já realizaram um dia de palestras em parceria. O presidente da Subseção de Aracruz, Wellington Ribeiro Vieira, acredita que a união entre os advogados de municípios diferentes é importantíssima. “Ações como essa fortalecem a advocacia pela criação de laços. Os advogados passam a ter uma convivência com outros colegas e a enxergar melhor a necessidade de cada região, os problemas e as alegrias dos colegas de outras subseções”, garante.

Para os presidentes das Subseções, o evento foi mais um reforço do processo de interiorização da Seccional. “A interiorização da Ordem tem sido realizada a olhos vistos e esse é um grande exemplo. Hoje podemos dizer claramente que não existe mais essa história de advogado do interior e advogado da capital, hoje o que existe é a valorização do advogado capixaba”, explica Aurélio Fábio Nogueira da Silva.
“Eventos como esse dão a oportunidade a todos os advogados de saber o que realmente está acontecendo na Ordem, de participar, isso é excepcional”, concluiu Nilton Figueiredo.
Fonte: OAB/ES
