OAB/ES

Abertura da V Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB é marcada por homenagens e discursos emocionados

16 | 08 | 2012

Abertura da V Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB é marcada por homenagens e discursos emocionados

A noite desta quarta-feira (15) foi de homenagens no Centro de Convenções de Vitória, durante a abertura da V Conferência Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O primeiro homenageado da noite foi o professor João Baptista Herkenhoff, que emocionou a plateia com um discurso emocionado. “A utopia não é um sonho vago, não. A utopia é um projeto de mundo e não há futuro sem utopia!”, afirmou o professor.

Herkenhoff ainda brincou, “Quando recebi o ofício do Presidente nacional da OAB levei um susto: esta correspondência é para mim mesmo?” E continuou: “Mas desde o primeiro momento, entendi que não se tratava de uma homenagem pessoal. Trata-se assim de uma homenagem a uma geração de lutadores, e como sou capixaba, de uma geração de lutadores capixabas. Sou da geração mais velha, que lutou pela volta do Estado de Direito depois de um longo Estado Novo. Estado de Direito que conquistamos por meio da Constituição de 1946”

Outro momento emocionante da solenidade de abertura da V Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB foi o discurso da militante dos direitos humanos, Isabel Borges, que recebeu das mãos do presidente da OAB-ES, Homero Junger Mafra, a Comenda Ewerton Montenegro Guimarães.

“Passou na minha cabeça um filme de 25 anos de atuações no sistema penitenciário. Passou na minha cabeça os seis anos de dor, de sofrimento buscando a justiça. Foram seis anos de dor, de lágrimas da minha família, onde eu fui acusada de 18 crimes. Disseram que eu matei 18 presos, que eu queimei todos os ônibus e outras coisas mais. Essa dor não passou, mas hoje eu quero dizer que eu acredito no homem, eu quero dizer que eu acredito na justiça. Eu quero dizer que essa dor que eu passei me ensinou que eu tenho que perdoar”, afirmou Isabel.

As palavras de Isabel também tocaram profundamente a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, que também foi homenageada com a comenda Ewerton Montenegro Guimarães, entregue pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante.  

“Quero agradecer a oportunidade de ouvir de compartilhar desta homenagem com a senhora Isabel Aparecida Borges, que com grandeza de espírito demonstrou aqui o cotidiano de uma defensora dos direitos humanos. É nessas pessoas que nós nos miramos para atuarmos em direitos humanos no Brasil”, afirmou Maria do Rosário.

Fonte: OAB/ES

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Abertura da V Conferência Internacional de Direitos Humanos da OAB é marcada por homenagens e discursos emocionados. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabes/abertura-da-v-conferencia-internacional-de-direitos-humanos-da-oab-e-marcada-por-homenagens-e-discursos-emocionados/ Acesso em: 21 nov. 2025