De autoria do deputado Dado Cherem (PSDB), a Assembleia Legislativa aprovou, na tarde hoje (23), o Projeto de Lei (PL) nº 121/12, que altera lei que instituiu o Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural) e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) dentro do sistema Estadual de Incentivo à Cultura, Turismo e Esporte (Seitec).
Segundo o parlamentar, a alteração visa assegurar espaço às cervejarias artesanais e aos produtores de vinhos de Santa Catarina nos eventos que haja participação do poder público, por meio de recursos dos fundos que compõem o Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, ao Turismo e ao Esporte. ?Serão considerados artesanais a cerveja e o chopp produzidos por cervejaria independente e tradicional, com produção anual inferior a 2,4 milhões de litros e que não possua participação societária de grandes empresas do ramo de bebidas alcoólicas?, destaca.
Ao considerar que a degustação dos vinhos e dos produtos das cervejarias artesanais faz parte da cultura do Estado, Dado salienta que esta prática influencia e desperta a curiosidade dos turistas em visita ao nosso estado. ?Com a iniciativa estaremos incentivando o turismo e a atividade econômica de produção de vinhos, cerveja e chopp artesanais, que sofre uma concorrência desleal das grandes cervejarias, que juntas detém 99% do mercado?, explica. (Tatiani Magalhães)
Fonte: AL/SC