Telas famosas, dos maiores pintores da história da arte mundial, ambientadas na paisagem do Rio de Janeiro, considerada uma das mais belas cidades do planeta. Essa é a proposta do pintor Lielzo Azambuja na exposição ?Clássicos da pintura visitam o Rio de Janeiro?, que pode ser conferida na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa.
Azambuja trabalha com o tema desde 2004. São 40 telas de grande porte que retratam figuras como Monalisa, de Leonardo Da Vinci; Vênus, de Botticelli; e A Criação de Adão, de Miguel Angelo, em paisagens do Rio de Janeiro.
Monalisa, por exemplo, foi retratada por Azambuja tomando água de coco no Leblon. O Grito, quadro célebre de Edvard Munch, mostra o personagem em meio ao caótico trânsito da Ponte Rio-Niterói, na hora do rush.
O artista, que é gaúcho de Vacaria, afirma que as telas são uma homenagem ao Rio de Janeiro, cidade pela qual se apaixonou e da qual se tornou morador na década de 60. ?Agora retribuo a carinhosa acolhida que tive aqui, elaborando esta exposição. A ideia é que todos esses pintores executaram suas obras primas aqui, deslumbrados com a paisagem carioca, numa suposta visita à cidade?, explica.
A exposição fica em cartaz até o dia 9 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 19 horas. A entrada é gratuita. (Marcelo Espinoza)
Fonte: AL/SC
