Os sete membros da Mesa foram eleitos pelos participantes da 13ª edição do Programa Parlamento Jovem no final da tarde de hoje (26). Conforme prevê a tradição democrática do programa, as cinco instituições de ensino estão representadas na direção dos trabalhos legislativos. A jovem Tainá Dalbosco, da Escola de Educação Básica (EEB) Professor João Boos, de Guabiruba, conquistou a presidência por 24 votos a 16, na disputa com a estudante Andressa Vieira Farias, da EEB Professora Adélia Cabral Varejão, de Laguna. Por consenso, Andressa foi indicada ao cargo de 1º vice-presidente.
Tainá afirmou que pretende atuar de forma democrática, com a colaboração dos outros 39 parlamentares jovens. Ela também assegurou que vai possibilitar a participação de todos, incentivando que se manifestem e contribuam com o programa. Por acordo entre os estudantes, houve votação para todos os cargos da Mesa, e não a formação de uma chapa, tal como ocorre na legislatura normal. A 2ª vice-presidência foi conquistada por Ketly Gonçalves Machado, da EEB Saad Antônio Sarquis, de Chapecó. Os quatro secretários eleitos foram: Renan Cesar Singer, da EEB Santos Anjos, de Rio das Antas; Murilo Henrique Franzosi, da EEB Dom Pio de Freitas, de Joinville; Vinícius Fernandes Honorato, da EEB Adélia Cabral Varejão; e Felipe Tedesco Bonetti, da EEB Santos Anjos.
A sessão preparatória à eleição da Mesa foi conduzida pela estudante mais velha, conforme preconiza o Regimento Interno do Parlamento, Angélica Puchmann, 18 anos, da EEB Santos Anjos, de Rio das Antas.
Os parlamentares jovens continuam as atividades amanhã, durante todo o dia, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa. Eles vão instalar as comissões, eleger presidente e vice e iniciar os trabalhos das comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação. (Lisandrea Costa)
Fonte: AL/SC
