Os paratletas da equipe de basquete da Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado (OMDA) visitaram na tarde desta terça-feira (5) a exposição Para Todos, instalada no espaço cultural Jerônimo Coelho da Assembleia Legislativa. A mostra oferece acessibilidade total aos deficientes, tem piso podo-tátil, placas e catálogos em braile, áudio-guia e painéis acessíveis aos cadeirantes. Segundo Thiago Coli de Aguiar (9), uma exposição acessível é muito rara e não pode deixar de ser conferida. ?É a segunda que vou?, contou.
Thiago joga na equipe de basquete da OMDA e treina de segunda a sexta na quadra da Unisul, em Palhoça. O casal Jean Carlos Homem (27) e Jucilene Homem (33), também paratletas da OMDA, visitaram pela primeira vez uma exposição acessível. ?Está preparada para receber deficientes. Facilita muito?, declarou Jean, que já foi convocado duas vezes para a seleção brasileira e aguarda ser chamado para os jogos de Londres.
De acordo com Pedro Paulo Duarte, coordenador técnico, os paratletas da OMDA buscam o alto rendimento no basquete, rugby, natação e bocha paraolímpica. ?A equipe OMDA/Tubarões é campeã catarinense de basquete e vai disputar a 3ª divisão do campeonato brasileiro?, afirmou Pedro Paulo. Ele convidou crianças, jovens e adultos com dificuldades motoras, inclusive severas, para conhecer o desporto paraolímpico. ?Nossos paratletas são profissionais e pagos para competir?, explicou.
Atualmente as atividades da OMDA são patrocinadas pela Unisul, Tractebel, Unimed/Fpolis, Ventisol, Dimas, J Empreendimentos, Apex Distribuidora, Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, além de outros 40 pequenos parceiros. Mas Pedro Paulo lamentou a não adesão de outros municípios da Grande Florianópolis, como São José, Biguaçu e Palhoça, apesar de vários paratletas desses municípios treinarem na OMDA.
Os paratletas aproveitaram a visita ao Poder Legislativo para desafiar os deputados e deputadas para um jogo de basquete em cadeiras de rodas. Durante o tempo em que permaneceram na Casa do Povo, os paratletas foram acompanhados por servidores da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Já a exposição Para Todos continua aberta ao público até 15 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. (Vitor Santos)
Fonte: AL/SC