MP/SC

Mais de 7 mil podem ir às urnas em Pescaria Brava


Placas com fotos, nomes e números de candidatos, instaladas nos quintais de várias residências, são o único indício da realização de uma eleição em Pescaria Brava, recém emancipada de Laguna, no Sul de Santa Catarina. No demais, o novo município mantém as características típicas das cidades de interior: a tranquilidade, mesmo em plena disputa política.

A 20ª Zona Eleitoral, com sede em Laguna, vai conduzir a realização da primeira eleição para prefeito, vice e vereadores de Pescaria. A chefe do cartório eleitoral, Deborah Trajano, confirma que o pleito vem transcorrendo dentro da normalidade. ?Recebemos algumas denúncias sobre propaganda eleitoral, mas nada que fuja do normal?, comenta.

Ao todo 7.060 pescaria-bravenses estão aptos para ir às urnas. Eles estão divididos em 26 seções eleitorais, instaladas em 18 locais diferentes de votação. Para o pleito deste ano, os moradores do bairro do Sertão da Estiva ganharam uma seção eleitoral. ?Era uma reivindicação dessa comunidade?, explica Deborah.

O novo município ganhou mais eleitores após a confirmação da emancipação. Conforme a chefe do cartório, moradores de comunidades mais afastadas, que ficavam mais próximos da vizinha Tubarão, optaram por transferir seu domicílio eleitoral para Pescaria. ?Para essas pessoas, ficava mais prático ir votar em Tubarão do que em Laguna, já que muitas trabalhavam na cidade vizinha?, explica.

No cartório eleitoral, os servidores trabalham na preparação das urnas eletrônicas, que passam por limpeza e testes. No dia 23 de setembro, elas receberão os nomes dos candidatos de Pescaria Brava para, no dia 7, participarem de um momento histórico.

Novo município tem 56 candidatos

Três candidatos ? dois homens e uma mulher ? disputam para ser o primeiro prefeito de Pescaria Brava. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há, ainda, 53 candidatos a vereador. Eles concorrem às nove cadeiras da 1ª legislatura da Câmara Municipal.

Na disputa majoritária, o presidente da Comissão de Emancipação, o produtor rural Antonio Avelino Honorato, é candidato pela Coligação ?100% Pescaria Brava, Rumo ao Desenvolvimento? (PSB/PSDB/PSD). Seu vice é o tabelião Enaldo Cardoso de Souza, que também esteve envolvido no movimento de emancipação.

O atual vereador de Laguna Deyvisonn da Silva de Souza, da Coligação ?Melhor para Pescaria Brava? (PMDB/PP/PV/PT/PPS), também disputa a prefeitura. Souza teve participação no processo de emancipação. Na chapa dele, concorre a vice o servidor público municipal Marcelo Nascimento Mendes, o Marcelinho.

Ainda está na disputa a costureira Maria Estela Francisco Goulart, a Maristela, pelo PHS. Sua vice é a comerciante Zulma Francisco, no mesmo partido. No dia 31 de agosto, a juíza da 20ª Zona Eleitoral de Laguna, Lara Maria Souza da Rosa Zanotelli, impugnou a candidatura de Zulma, a pedido do Ministério Público Eleitoral. As candidatas recorreram e o caso segue sob análise da Justiça Eleitoral.

Para a Câmara Municipal, são 53 postulantes a nove cargos. Eles estão divididos em três coligações e dois partidos que disputam a eleição proporcional sem formar coligação. (Marcelo Espinoza)

Série Eleições 2012

A Agência AL, juntamente com a TVAL e a Rádio Online, veicula uma série de reportagens sobre os dois novos municípios catarinenses: Balneário Rincão e Pescaria Brava. Nesta semana, você confere a trajetória de Pescaria Brava até a emancipação, os preparativos para a primeira eleição, as reivindicações da população e a importância histórica do novo município.

Leia mais sobre Pescaria Brava em:

http://www.alesc.sc.gov.br/portal/imprensa/leitor_noticia.php?codigo=31021

http://www.alesc.sc.gov.br/portal/imprensa/leitor_noticia.php?codigo=31029

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Mais de 7 mil podem ir às urnas em Pescaria Brava. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/mais-de-7-mil-podem-ir-as-urnas-em-pescaria-brava/ Acesso em: 21 nov. 2024