Profissionais do setor e servidores públicos municipais concluíram o curso de Cerimonial Público, Protocolo e Ordem de Precedência, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em Criciúma, ontem (22) e hoje (23). As atividades foram ministradas na sede do Legislativo municipal.
Neste segundo dia, foram abordados temas relacionados à ordem de precedência nas sessões solenes e especiais, currículo de homenageados, entrega de homenagens, execução de hinos e trajes. A proximidade das eleições trouxe algumas dúvidas e curiosidades sobre os procedimentos de cerimonial nas posses, que também foram tratadas no último dia de curso.
A organizadora de eventos Nara Claudio, que tem sua empresa conveniada ao Lyons Clube, avaliou o curso como fundamental para sua atividade diária. ?O Lyons é um clube de serviços e é muito importante cumprir protocolos e organização nos eventos promovidos lá. Além de aprender como agir em eventos institucionais e promocionais, estamos saindo daqui com dados abrangentes. Aprendemos desde receber amigos em casa, até receber comitivas de outros países?.
Moacir Cardoso, professor de artes cênicas e visuais, de Criciúma, também trabalha como mestre de cerimônias e reconheceu no curso a importância de adquirir mais informações e conhecimento nesta área. ?Temos grandes eventos em nossa região e precisávamos de mais conhecimento para atuar e para que tudo saia com perfeição nestas ocasiões?.
Segundo a palestrante, Ilka Maria Fretta, o curso é uma oportunidade de transmitir um pouco do conhecimento acumulado pelo cerimonial da Assembleia Legislativa ao longo de 16 anos. ?O cerimonial tem uma linguagem cênica. É importante saber fazer e saber agir como cerimonialista?, concluiu.
Parceria com a Câmara de Vereadores
?Sentíamos falta de um curso de protocolo, há muito tempo, na Câmara. Achamos que seria mais interessante trazer um palestrante a Criciúma do que enviar nossos funcionários para outro lugar. Através da parceria com a Assembleia Legislativa, decidimos abrir o curso para toda a comunidade?, explicou a diretora geral da Câmara de Vereadores, Solange Barp.
Segundo a diretora, foi possível perceber o sucesso do curso observando a frequência e o interesse dos participantes nesses dois dias. ?Tenho certeza de que vamos perceber uma mudança para melhor nas cerimônias de toda a cidade?, avaliou.
Solange ofereceu um livro sobre a região para a palestrante Ilka Fretta e recebeu o livro com o acervo de obras de arte do parlamento catarinense. (Michelle Dias)
Fonte: AL/SC
