O deputado Joares Ponticelli (PP) transmitiu ao governador Raimundo Colombo a preocupação da comunidade de Tubarão e da Amurel (Associação dos Municípios da região de Laguna), com as três mortes registradas na região em decorrência da gripe A (H1N1). O assunto foi tratado em um encontro entre o parlamentar e o chefe do executivo catarinense nesta terça-feira, na capital do estado.
O vereador tubaronense, Deka May, falou por telefone com o governador informando a falta de vacinas na rede municipal de saúde. Ele pediu que o governo do Estado forneça medicamentos contra o vírus para aplicação em massa na população da sua cidade. “As vacinas acabaram nos postos de saúde. O medicamente só é encontrado nas farmácias a um preço elevado. Se a situação já é critica hoje, quando o inverno chegar mais mortes poderão ocorrer”, disse Deka May.
Segundo o vereador, no final de semana foi registrada a terceira morte por gripe A na região. Um homem de 36 anos, morador de Tubarão, morreu no último dia 9, após dar entrada no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Outra vítima tubaronense foi um homem de 38 anos. A primeira vítima da gripe A na região foi um homem de 40 anos, de Capivari de Baixo, que faleceu após ficar uma semana internado no HNSC. Ao todo, já foram registrados 13 casos na região (incluindo os três óbitos). Hoje, entre quatro ou cinco pessoas devem estar internadas.
Embora a 20ª regional de saúde avalie que a região não corre o risco de uma epidemia, os cuidados devem ser reforçados. ?As pessoas relaxaram muito nos últimos tempos. É importante continuar a lavar as mãos, utilizar o álcool em gel, cobrir as vias respiratórias ao espirrar e tossir. Na falta do álcool em gel, as pessoas podem utilizar o álcool 92,5%, desde que sigam as seguintes recomendações: retirar um copo com álcool do recipiente e preencher o restante do vasilhame com água.?, destaca o gerente Dalton Marcon. Os sintomas da gripe A são tosse, falta de ar e febre. Caso algum deles apareça, é importante procurar uma unidade básica de saúde.
Júlio Cancellier (48) 9901-0488
Fonte: AL/SC