MP/SC

Dos Gabinetes – Governador reconhece São Bento do Sul como pioneiro em projeto ambiental

O município de São Bento do Sul foi reconhecido como pioneiro em fazer pagamentos aos proprietários que se comprometam em preservar e recuperar áreas próximas ao rio Vermelho, principal fonte de abastecimento da cidade. O reconhecimento veio através de lei 15.851, proposta pelo deputado Silvio Dreveck (PP) e sancionada pelo governador Raimundo Colombo neste mês.

O programa de Pagamento por Serviços Ambientais ? PSA ? implantado em São Bento do Sul foi tido como exemplo por outros estados como forma de valorização ambiental com repasse social. No mês passado o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, e o biólogo e diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, apresentaram o programa durante o encontro Rio +20, que reuniu lideranças de diversos países. O programa também foi premiado pelo Ministério do Meio Ambiente no painel de qualidade ambiental urbana e desenvolvimento sustentável.

Produtor do Rio Vermelho

O programa ?Produtor de Água do Rio Vermelho? é uma cooperação da prefeitura municipal com a Fundação Grupo Boticário e foi lançado oficialmente em junho de 2011. O programa destina anualmente um incentivo financeiro para aos proprietários das margens do rio que conservarem os mananciais, aquíferos e a floresta nativa.

O benefício varia de acordo com uma avaliação técnica da propriedade. As inscrições podem ser renovadas a cada ano passando por uma reavaliação. ?Esta iniciativa traz benefícios para toda a nossa população e esperamos que outros municípios implantem programas semelhantes.?, afirmou o deputado Silvio Dreveck.

Rodolfo Espínola

Assessor de imprensa do deputado Silvio Dreveck

rodolfo@silviodreveck.com.br

www.silviodreveck.com.br

www.twitter.com/deputadosilvio

http://www.facebook.com/silviodreveck

(47) 9968-6593

(48) 3221-2729

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Dos Gabinetes – Governador reconhece São Bento do Sul como pioneiro em projeto ambiental. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/dos-gabinetes-governador-reconhece-sao-bento-do-sul-como-pioneiro-em-projeto-ambiental/ Acesso em: 10 mar. 2026