Autoridades políticas e da área da saúde discutem, nesta segunda-feira (18), no município de Camboriú, como está o andamento das cirurgias eletivas na Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
Implantado em 2011, o programa do governo do Estado realizou 10 mil cirurgias no Estado, com previsão de realizar outras 12 mil este ano.
Proposto pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB) na Assembleia Legislativa, o Fórum das Cirurgias Eletivas discutirá as dificuldades de acesso, lista das cirurgias, fila de espera, vocacionamento dos hospitais para os procedimentos e tentará encontrar soluções conjuntas para os problemas.
A primeira reunião será realizada em Camboriú a pedido do deputado Dado Cherem (PSDB) pelo desempenho positivo apresentado no mutirão das cirurgias na Fundação Hospitalar de Camboriú no ano passado.
?Estou surpreso com o sucesso do programa no município de Camboriú cujo hospital, que sequer tem UTI, já realizou 600 cirurgias. Este Fórum será extremamente importante porque poderemos discutir as diferenças entre as regiões. Os problemas que encontraremos na Amfri não serão os mesmos que encontraremos na região do Planalto Norte, em Chapecó ou outras regiões?, afirmou.
O deputado Antonio Aguiar assegura que a intenção dos parlamentares é também tentar aumentar o número de cirurgias, mediante levantamento do represamento em suas respectivas regiões. Após as reuniões, o Fórum disponibilizará os dados para a Secretaria de Estado da Saúde.
A primeira reunião, na segunda-feira, às 18h30min, será no auditório da Prefeitura de Camboriú, à Rua Getúlio Vargas, 77, Centro.
Ana Minosso
Assessora de Comunicação Dado Cherem
(48) 9980.3259
(48) 3221-2775
Fonte: AL/SC