A construção do Centro de Eventos para Balneário Camboriú e o segundo acesso entre Porto Belo e Bombinhas levaram o deputado Dado Cherem (PSDB) na terça-feira, 25, a Brasília para uma audiência com o novo Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lummertz, que é catarinense e tomou posse no cargo na semana passada.
Como as duas obras são emblemáticas para o turismo não apenas da região da Foz do Rio Itajaí, mas de Santa Catarina em geral, o deputado Dado decidiu ampliar o campo de atuação e contar com a parceria do Ministério do Turismo.
?Para mim as obras são dois emblemas para o turismo. Há 20 anos vemos as tentativas para que saiam do papel. Agora a posição do Lummertz é estratégica no Ministério do Turismo e o governo do Estado já se comprometeu com as duas obras?.
De Florianópolis, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, acompanhou a audiência por telefone e assegurou que a obra do Centro de Eventos pode ser feita por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Ainda esta semana Walendowsky irá a Brasília para audiência com Lummertz e um dos assuntos será este.
As obras
O Centro de Eventos para Balneário Camboriú é uma obra que irá resolver o problema da sazonalidade e direcionar a cidade para o grande filão que é o turismo de eventos e negócios. O valor previsto para a obra é de R$ 80 milhões. Deve ser erguido às margens da BR-101, no terreno da antiga Santur. Projeto deverá abrigar teatro, salas de conferência, praça de alimentação, Escola de Turismo e restaurante.
O segundo acesso entre Porto Belo e Bombinhas, de aproximadamente 15 quilômetros, está estimado em R$ 45 milhões. O projeto é questionado pela Justiça por possíveis problemas ambientais. O governo do Estado autorizou estudos para outros traçados ou até mesmo dividir o projeto em duas etapas. Na temporada de verão o congestionamento é constante e leva-se até quatro horas para percorrer os 15 quilômetros que dividem as duas cidades até a BR-101.
Ana Minosso
Assessora de Comunicação
(48) 9980.3259
(48) 3221-2775
Fonte: AL/SC