Dois cases sobre políticas públicas para os idosos apresentados pela deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB) em Praga chamaram a atenção de representantes de vários países que participaram da 11ª Conferência Global sobre Envelhecimento. A direção da Federação Internacional sobre Envelhecimento (IFA) vai incluir os exemplos levados pela parlamentar no mapa global de modelos a serem seguidos.
Dirce representou o Legislativo catarinense no encontro que reuniu 64 países e terminou hoje (31), na capital da República Tcheca. Ela foi convidada pelo presidente da IFA, Ganga Dahran, a integrar a federação como membro representante do Brasil e de Santa Catarina.
Em sua participação no momento governamental do encontro, a deputada fez uma apresentação de 20 minutos sobre dois exemplos de sucesso de políticas públicas voltadas para os idosos. Ela falou sobre a Cidade do Idoso, de Chapecó, e sobre a Faculdade da Maturidade, um projeto de extensão da Faculdade Municipal de Palhoça. ?Eu que trabalho e milito há mais de 20 anos com a temática do idoso, no que diz respeito ao envelhecimento com qualidade e a busca de novas políticas, fiquei emocionada de poder participar e discutir com outros países alternativas de envelhecimento digno para os idosos do Brasil e de Santa Catarina?, declarou Dirce.
A IFA pretende fazer uma reunião regional em Florianópolis em 2013 e tem interesse em realizar a Conferência Global de 2014 na capital catarinense. A deputada levará a proposta ao governador Raimundo Colombo e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD).
Integraram a comitiva, juntamente com a deputada Dirce, a secretária parlamentar Zaida Petry; a diretora Executiva da FMP, professora Marlah Pereira; o assessor de Assuntos Internacionais da Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Diego Schafer Martins; e a presidente da Fundação de Ação Social de Chapecó, Nayla Caramori. (Lisandrea Costa)
Fonte: AL/SC
