MP/SC

Brusque passa a ser considerada Cidade Berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina


O município de Brusque, no Vale do Itajaí, passará a ser oficialmente conhecido como Cidade Berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) 126/12, de autoria do deputado Ciro Roza (PSD), aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (13), em primeiro turno.

A proposição estabelece ainda que o fogo simbólico das edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) será sempre acesso em Brusque e levado para a cidade-sede do evento, por meio de revezamento entre atletas catarinenses, semelhante ao que ocorre durante os Jogos Olímpicos, quando a chama é acessa com os raios solares, em Olímpia, na Grécia, berço das Olímpiadas.

Conforme o deputado, os Jogos Abertos foram criados em Brusque pelo desportista e empresário brusquense Arthur Schlösser, em 1960. ?O grande mérito de Arthur Schlösser não ficou tão somente na criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, mas sim na sua dedicação e consideráveis gastos para que a competição não sofresse solução de continuidade?, afirma o parlamentar, na justificativa do projeto. (Marcelo Espinoza)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Brusque passa a ser considerada Cidade Berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/brusque-passa-a-ser-considerada-cidade-berco-dos-jogos-abertos-de-santa-catarina/ Acesso em: 29 jul. 2025