PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA GABINETE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA
Ofício Circular nº 020/2013.
Curitiba, 26 de junho de 2013.
Em votação histórica, a Câmara Federal rejeitou, na noite desta terça-feira (25), por 430 votos (com 09 votos a favor e 02 abstenções), a Proposta de Emenda Constitucional nº 37, que pretendia retirar do Ministério Público e de outros órgãos o poder de realizar investigações criminais.
A antecipação da votação – cujo adiamento foi inicialmente cogitado na Câmara – bem como a maciça rejeição da proposta pelos Deputados, resultou da articulação institucional com as lideranças partidárias em Brasília, e somente foi possível em razão das intensas e recentes manifestações populares em todo o País, na mobilização contra a corrupção e a impunidade.
O momento, portanto, é de agradecimento a todos os integrantes do Ministério Público que, protagonizando este momento histórico, levaram às escolas, igrejas, universidades, familiares, amigos, entidades públicas e privadas, instituições, enfim, à população e às ruas, essa autêntica campanha cívica em defesa da Democracia.
É momento, sobretudo, de agradecer à população que, mobilizada, encaminhando mensagens aos parlamentares, marchando pelas ruas – do Paraná e do Brasil – exigiu respeito por seus direitos e pela Instituição encarregada de defendê-los.
Certamente saberemos retribuir à altura, trabalhando com ainda maior dedicação e empenho, honrando, com inquebrantável compromisso, a imensa confiança do povo brasileiro!
Registrando, por fim, o orgulho e o reconhecimento desta Procuradoria-Geral de Justiça, a cada um dos integrantes do Ministério Público Paranaense – membros, servidores e estagiários – e o sincero agradecimento a todos os paranaenses, deixo consignada a mais efusiva expressão institucional de gratidão e respeito.