A Promotoria de Justiça de Chopinzinho (região Sudoeste do Estado) realizará, em agosto, encontros para debater o tema “Eu tenho um Estatuto!”, que abordarão os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. As datas e os locais ainda serão definidos.
O Ministério Público de Chopinzinho já vem desenvolvendo, no âmbito do Movimento Paraná sem Corrupção, o Projeto “Cidadania na Escola”, com um ciclo de palestras dos Promotores de Justiça a cerca de 600 alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino. As palestras abordarão quatro temas previamente definidos. A promotora de Justiça Maria Fernanda Marinelli Salvadori explica que o objetivo é trabalhar conceitos de cidadania imprescindíveis para a formação de cidadãos conscientes, que possam efetivamente colaborar com a sociedade em que vivem.
O projeto foi lançado na semana passada, com a realização de três palestras (dias 01, 03 e 05 de julho) sobre o tema: “Como se organiza nosso país?” Foram abordados conceitos sobre a divisão de poderes e as atribuições de cada um deles, a consequente importância do processo eleitoral para a democracia, atuação do Ministério Público e combate à corrupção.
Concurso de redações – A intenção da Promotoria é que o ciclo de palestras encerre-se com um concurso de redação, que premiará os três primeiros colocados com troféus, e os dez primeiros colocados com uma excursão ao Fórum da Comarca, na companhia dos Promotores de Justiça. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Chopinzinho.
Fonte: Site MP/PR