Crônica – Crônica é uma compilação de fatos históricos, apresentados em ordem cronológica, que podem tratar da vida social, da política, dos costumes. Academicamente falando, é um texto literário em geral narrativo e curto, com inspirações extraídas de temas do cotidiano, na maior parte das vezes. Um cronista é, no fundo, um bom observador, capta ideias e personagens de cenas do dia-a-dia. É também um bom contador de histórias, já que o texto não precisa, necessariamente, tratar de assuntos verídicos. Com humor e um toque de ironia, uma crônica pode fazer com o leitor observe sob outro ponto de vista algo até então óbvio, banal. Leia mais sobre crônica e dicas de um cronista clicando aqui.
Sobre o que escrever – Neste ano, a temática do Interprosa será “Ética e Jeitinho Brasileiro”. O tema surgiu a partir da mobilização de toda a instituição acerca do Movimento Paraná Sem Corrupção, lançado neste ano pelo Ministério Público do Paraná, e que pretende envolver a sociedade no debate do tema e incentivar práticas e atitudes que contribuam para o fortalecimento da cultura da honestidade. Poderão participar do concurso textos no gênero crônica, inéditos, que tragam situações que tenham como pano de fundo os valores éticos (como solidariedade, honestidade, responsabilidade, compromisso, lealdade, integridade, etc) e/ou em que se identifique o popularmente conhecido “jeitinho”, que, de forma ampla, não deixa de ser uma forma de corrupção.
Quantas crônicas? – Cada participante pode inscrever apenas um texto. Ele não pode ser cópia ou plágio e nem ter sido feito em coautoria. A crônica também deve ser inédita. Não serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em meio impresso ou virtual, parcial ou integralmente.
Especificações – O texto deve ser escrito em português, ter entre 2.500 e 4.000 caracteres (contabilizados com espaços), com título. Deve ser enviado em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo, com as seguintes distâncias de margem: 3 cm nas laterais e na parte inferior e 4 cm na parte superior. O texto não poderá conter nenhuma identificação do autor.
Como me inscrevo? – Cada participante deve encaminhar o texto via e-mail institucional (para membros e servidores) ou pessoal (para estagiários), para o endereço eletrônico interprosa@mp.pr.gov.br. No assunto, deve constar “Inscrição II Interprosa – Nome do Inscrito”. No corpo do e-mail devem constar as informações disponíveis no regulamento. Em seguida, a crônica deve ser anexada ao e-mail, com o título, nas especificações detalhadas acima, e sem identificação do autor. (O inscrito deverá receber uma confirmação da Organização do concurso, pelo mesmo e-mail, até o dia útil seguinte ao do envio. Caso não a receba, deve entrar em contato com a Assessoria de Comunicação).
Tudo explicadinho – Todas essas informações em detalhes estão disponíveis na íntegra do regulamento. Qualquer dúvida entre em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo e-mail comunicacao@mp.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3250-4226.
Fonte: Site MP/PR
