O Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, promoveu nesta segunda-feira, 10 de dezembro, mesa redonda sobre o tema “Movimentos Sociais, Direitos Humanos e Desafios”.
A iniciativa foi realizada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, data de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, e buscou promover um espaço de interlocução direta entre o MP-PR e representantes de movimentos sociais de defesa de direitos relativos às áreas de atuação do Centro de Apoio. Ao longo do evento foi feita uma avaliação da situação atual e relacionados os desafios para a efetivação dos direitos humanos no Paraná.
Estiveram presentes as equipes dos Centros de Apoio de Direitos Humanos e de Moradia e representantes dos movimentos sociais com atuação nas áreas de comunidades tradicionais, gênero, igualdade racial, população em situação de rua, verdade, memória e Justiça, agrária, direitos humanos e direito penal, assistência social e moradia.
Mediaram a conversa os procuradores de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Marcos Bittencourt Fowler, Alberto Vellozo Machado e o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, José Antônio Peres Gediel. Participaram ainda Isacir Mognon da Rede Evangélica Paranaense de Ação Social e Gladys Renée de Souza Sánchez Presidente da Casa Latino-Americana.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439
Fonte: Site MP/PR
