MP/PR

ACOMPANHE AO VIVO – Jurista Antonio Carlos Biscaia participa de mesa redonda no MP-PR

O jurista Antonio Carlos Biscaia, ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, participa, nesta quarta-feira, 26 de setembro, às 14h30, de mesa redonda na sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba. O evento será realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP-PR (CEAF). Na ocasião, será lançado o livro Biscaia, uma biografia política do jurista, escrita pelo jornalista Marcelo Auler. Durante o evento, procuradores, promotores de Justiça e assessores jurídicos terão a oportunidade de trocar impressões sobre a obra com o ex-procurador-geral, além de ouvir pessoalmente alguns relatos narradas no livro e suas incursões sobre o Ministério Público. O evento será transmitido ao vivo neste link.

Antonio Carlos Biscaia é ex-secretário nacional de Justiça, ex-secretário nacional de Segurança Pública, ex-procurador-geral de Justiça do MP-RJ e ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. Ele também presidiu a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Na obra são abordados fatos, bastidores e revelações de períodos marcantes da vida pública de Biscaia, entre eles a luta contra o crime organizado, em 1994. O livro aborda, também, sua atuação de 30 anos no Ministério Público. O documento percorre, ainda, a atividade no Executivo, como integrante da equipe do ex-presidente Lula, além do período em que atuou como deputado federal, em três legislaturas diferentes.

Entre os relatos marcantes estão a denúncia que fez contra bicheiros, em 1991, a Chacina da Candelária, em setembro de 93 e a Chacina de Vigário Geral, situações em que atuou como membro do Ministério Público fluminense.

Serviço:
Mesa redonda com Antonio Carlos Biscaia
Data: 26 de setembro de 2012
Local: Sala do Conselho Superior do MP-PR
Horário: 14h30

25/09/201

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. ACOMPANHE AO VIVO – Jurista Antonio Carlos Biscaia participa de mesa redonda no MP-PR. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/acompanhe-ao-vivo-jurista-antonio-carlos-biscaia-participa-de-mesa-redonda-no-mp-pr/ Acesso em: 18 fev. 2026