Nesta quarta-feira, 31 de julho, o Movimento Paraná Sem Corrupção e a Promotoria de Justiça das Comunidades realizam, em Curitiba, a sétima audiência pública com o tema “Cidadania – Direitos e Deveres”. O encontro será na Regional Bairro Novo, (Rua Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado), a partir das 19 horas.
Durante a audiência pública, serão debatidas questões de interesse da comunidade, com a participação de promotores de Justiça do Ministério Público do Paraná. Entre os assuntos estão: Prevenção à Violência, Gestão Democrática das Cidades e o objetivo do Movimento Paraná Sem Corrupção.
Ministério Público Universitário – Além de promover a interação e o debate com a comunidade, a audiência pública na Regional Bairro Novo servirá, também, como sala de aula para os alunos do curso de extensão Ministério Público Universitário – uma parceria firmada entre o MP-PR, por meio do Movimento Paraná Sem Corrupção, e a Universidade Federal do Paraná. O encontro fará parte da etapa prática do curso e, depois de acompanhar a audiência pública, os estudantes deverão promover palestras e debates para os alunos de ensino médio da Rede Pública Estadual.
Prêmio Innovare – O Movimento Paraná Sem Corrupção está entre os 463 projetos inscritos no Prêmio Innovare deste ano. Consultores especializados estão visitando Curitiba para conhecer a iniciativa. Nesta quarta-feira, eles acompanharão a audiência pública do Movimento na Regional Bairro Novo. Em seguida, o projeto será julgado, junto com os demais, uma comissão formada por personalidades do mundo jurídico e acadêmico de todo o Brasil. O prêmio pretende valorizar práticas que se revertem em benefício direto à população. O resultado final deve ser divulgado em dezembro deste ano.
Movimento Paraná Sem Corrupção na capital – As audiências públicas do Movimento Paraná Sem Corrupção estão sendo realizadas, ao longo deste ano, nas nove Regionais de Curitiba. As próximas reuniões serão nas regionais de Santa Felicidade e Boqueirão, nos dias 13 e 29 de agosto, respectivamente.
Audiências no interior – Além de Curitiba, integrantes do Movimento Paraná Sem Corrupção estão realizando audiências públicas em várias cidades do Estado. O objetivo é discutir, junto com a população, ações educativas que possam ser desenvolvidas, em conjunto com as comunidades, a fim de contribuir para a disseminação dos direitos e deveres dos cidadãos, que possam contribuir com a compreensão da população sobre seus direitos e seus deveres, estimulando, assim, a participação e o controle social.
A comarca de Reserva, por exemplo, promoveu audiência pública nesta terça-feira, 30 de julho, e em Alto Piquiri o encontro com a comunidade será nesta quinta-feira, 1º de agosto.
Mais audiências – Veja também outras reuniões realizadas com a comunidade em Curitiba e no interior.
Informações – Para saber mais sobre o Movimento Paraná Sem Corrupção, acesse: http://www.paranasemcorrupcao.org.br/
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439
Fonte: Site MP/PR
