MP/PR

28/05/2013 – Campanha contra a PEC 37 continua em todo o Paraná

Servidores do Ministério Público de Londrina entregaram nesta segunda-feira (27) ao procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, abaixo-assinado com 2.757 novas assinaturas de cidadãos londrinenses contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 37, que pretende proibir o Ministério Público de investigar crimes, além de 14 moções de entidades e autoridades locais que se posicionaram contra a proposta.

Encaminhado pelos membros do Ministério Público da comarca, o material foi entregue pessoalmente pelos servidores Dulcinie Rossetto – mobilizadora de comunicação do MP-PR em Londrina, Lauro Pinto Júnior e Ana Elisa Garcia, que participavam de curso na capital. Estava presente no ato de entrega a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Samia Saad Gallotti Bonavides.

As assinaturas de Londrina se juntam a outros abaixo-assinados coletados em todas as regiões do Paraná desde o início da mobilização do Ministério Público paranaense contra a PEC 37. Londrina mesmo já havia enviado outras 21.700 assinaturas desde o início da campanha. No total, foram colhidas até o momento, em todo o Estado, pelo menos 84 mil assinaturas físicas, além dos mais de 130.442 acessos feitos a partir do hotsite do MP-PR à área de votação da petição eletrônica nacional, que ao todo já registrou mais de 258.655 votos.

Até o dia 23 de abril, a instituição havia recebido mais de 43 mil assinaturas físicas, que foram levadas à Brasília no dia 24 do mesmo mês, por ocasião da manifestação nacional contra a PEC. O material foi entregue na data ao presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, junto com o resultado das mobilizações realizadas em todos os estados brasileiros.

Após esta data, a Procuradoria-Geral de Justiça do Paraná continuou recebendo moções de apoios de entidades e autoridades do todo o Estado e diversas manifestações contra a proposta vêm acontecendo em todo o Paraná. Depois da mobilização nacional já foram coletadas mais de 41 mil assinaturas e 200 moções de entidades e autoridades paranaenses vindas de 47 cidades diferentes: Ponta Grossa, Guarapuava, Curitiba, Londrina, Dois Vizinhos, Mandaguari, Antonina, Santo Antonio da Platina, Marechal Candido Rondon, Palmas, Pitanga, Matelândia, Umuarama, Apucarana, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Assis Chateaubriand, Arapongas, Matinhos, Alto Paraná, Campina da Lagoa, Pato Branco, Iretama, Paraíso do Norte, Quedas do Iguaçu, Uraí, Peabiru, Pontal do Paraná, Paranavaí, Paranaguá, Palotina, Tupãssi, Formosa do Oeste, Nova Aurora, Jaguariaíva, Toledo, Marialva, Conselheiro Mairinck, Rio Branco do Ivaí, Realeza, Ortigueira, Marmeleiro, Goioerê, Telêmaco Borba, Pinhão, Pérola e São João do Triunfo.

Situação atual – “Continuamos mobilizados neste momento, quando grupo de trabalho específico atua em Brasília para um consenso que viabilize a votação de uma proposta menos danosa aos interesses da sociedade”, afirma o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, referindo-se ao grupo criado em 30 de abril com o objetivo de criar um texto alternativo à PEC 37. O grupo é composto por quatro representantes do Ministério Público e quatro da Polícia Federal, além dos deputados Fábio Trad (PMDB-MS) e Bernardo Santana (PR-MG). Após quase 30 dias de discussões, a equipe deve pedir ao presidente da Câmara prazo de mais um mês para finalizar o texto.

entrega abaixo-assinados

entrega abaixo-assinados londrina

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 28/05/2013 – Campanha contra a PEC 37 continua em todo o Paraná. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/28-05-2013-campanha-contra-a-pec-37-continua-em-todo-o-parana/ Acesso em: 17 fev. 2026