A Promotoria de Justiça da Comarca de São João (região Sudoeste do Estado) firmou, na última semana, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os quatro Municípios que integram a Comarca para a criação de Entidade de Acolhimento Institucional de crianças e adolescentes em grave situação de risco de violação ou privação de direitos.
O espaço estará sediado em São João, mas também atenderá os demais Municípios da comarca (São Jorge D’Oeste, Saudade do Iguaçu e Sulina).
O representante do Ministério Público que assina o Termo é o Promotor de Justiça Flávio Caliri Schmidt. O TAC também prevê seja criado, por meio de Lei Municipal, o cargo de Educador Social, a ser preenchido por meio de concurso público, destinado ao atendimento das crianças e adolescentes no local.
Os Municípios da Comarca se comprometeram, ainda, a desenvolver, no prazo máximo de 120 dias, programas que contemplem ações destinadas à orientação, apoio e promoção social de famílias com crianças e adolescentes em situação de risco, a promover o atendimento dos que já se encontram abrigados e a concretizar planos alternativos ao acolhimento institucional, como programas de guarda subsidiada, de acolhimento familiar e destinados ao estímulo à adoção tardia, de grupos de irmãos e de crianças e adolescentes com deficiência.
Confira a íntegra do TAC.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439
Fonte: Site MP/PR