O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriu, em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), nesta terça-feira (20/08), 12 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão (sendo que dois foram expedidos em nome de pessoas já detidas). A ação foi deflagrada a partir de crimes relacionados ao tráfico de drogas, com a participação de presos.
As investigações foram iniciadas em março deste ano.
Também foi realizada na manhã desta terça inspeção na carceragem de Araucária, feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, em conjunto com o BOPE.
Em relação à notícia de suposta agressão a presos durante a inspeção na carceragem, o GAECO esclarece a ação foi feita em cumprimento a mandado judicial e realizada dentro dos parâmetros legais, com o devido respeito às pessoas dos presos, sendo acompanhada por representantes de diversas instituições diferentes: do MP-PR, do BOPE e da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Acompanharam também a inspeção o delegado de polícia Adilson Ricardo da Silva e o promotor de Justiça José Carlos Faria de Castro Vellozo, que atuam no Gaeco.
Os presos que alegam terem sido agredidos já foram ouvidos pela Polícia Civil e a Promotoria de Justiça de Araucária acompanha a apuração.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439
Fonte: Site MP/PR
