MP/PR

06/11/2012 – ALTO PIQUIRI – MP-PR e município firmam termo para regularizar problemas na saúde pública

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Alto Piquiri e mediante orientação do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Saúde Pública, firmou, na última semana, Termo de Ajustamento de Conduta com a Prefeitura e as secretarias de Saúde e de Administração do município para regularizar a situação da saúde pública local.

De acordo com o documento, assinado pela promotora de Justiça Juliana Mitsue Botomé e pelos representantes da administração municipal e das secretarias, entre as irregularidades está o fato de a secretaria de Saúde não ser gestora do Fundo Municipal de Saúde, “não tendo controle nem acesso aos recursos financeiros do Fundo, nem mesmo gerência ou controle sobre a prestação dos serviços de assistência médica pó parte dos médicos vinculados ao SUS no município”.

Além disso, a empresa contratada para prestar serviços médicos nas unidades de Alto Piquiri, a M. Bressanini & Cia Ltda, pertence ao irmão do ex-secretário de Saúde do município, “pessoa que hoje é diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde, com sede em Umuarama, para o qual o Município de Alto Piquiri deve significativos valores, por supostos exames fornecidos e não pagos”. A empresa, ainda segundo o documento, fornece apenas dois médicos para atendimento nas unidades básicas de saúde, limitando o atendimento a “vinte fichas”.

A Prefeitura e as secretarias municipais citadas, ao assinarem o Termo, se comprometeram, no prazo de 30 dias, a adotar todas as providências necessárias para fazer com que a Secretaria de Saúde seja gestora do Fundo Municipal de Saúde, com controle, acesso e movimentação a todos os recursos financeiros. Além disso, no mesmo prazo, comprometeram-se a rescindir o contrato firmado com a empresa M. Bressanini & Cia Ltda. O acordo também garante que os serviços de saúde prestados no município não serão afetados com a adoção das medidas.

Em caso de descumprimento de todas as medidas acordadas, pode ser aplicada multa diária no valor de R$ 2 mil. Veja a íntegra do Termo de Ajustamento de Conduta.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439

Fonte: Site MP/PR

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 06/11/2012 – ALTO PIQUIRI – MP-PR e município firmam termo para regularizar problemas na saúde pública. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mppr/06-11-2012-alto-piquiri-mp-pr-e-municipio-firmam-termo-para-regularizar-problemas-na-saude-publica/ Acesso em: 18 fev. 2026