Foram reabertas as inscrições para o simpósio “A responsabilidade das indústrias farmacêuticas diante de doenças negligenciadas”, que será realizado no dia 6 de julho, das 9h às 17h30, no Auditório da Procuradoria da República em São Paulo (SP). O evento debaterá as responsabilidades das empresas farmacêuticas, das universidades e dos órgãos governamentais em relação ao respeito, à proteção e à promoção do direito à saúde.
O simpósio terá a participação do Procurador Federal dos Direitos do Cidadão, Aurelio Virgilio Veiga Rios, que ficará responsável pelo painel “A Responsabilidade das Empresas Farmacêuticas”, onde Daniel Wang (London School of Economics), Thana Cristina de Campos (University of Oxford) e Virgilio Afonso da Silva (Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) debaterão a responsabilidade de governos e empresas farmacêuticas no direito à saúde.
Para a procuradora da República Inês Virgínia Prado Soares, uma das idealizadoras do evento, o simpósio é uma ótima oportunidade para que a sociedade, membros do Ministério Público e especialistas na área possam debater esse importante tema.
“A promoção ao direito à saúde não é apenas uma responsabilidade do governo, todos devem se envolver na discussão, e o simpósio trata de um tema pouco destacado, que é o das doenças negligenciadas. Esse tipo de doença atinge de modo perverso as pessoas com menor condição financeira. É um tema de direitos humanos que precisa de atenção”, afirma Inês Soares.
Com foco nas doenças negligenciadas – endêmicas em populações de baixa renda e causadas por agentes infecciosos e parasitários –, a atividade visa debater, conscientizar e sensibilizar o público acerca do direito à saúde. Além disso, discutirá o papel das instituições públicas e das empresas produtoras de medicamentos no desenvolvimento de pesquisas ligadas à saúde humana e na criação de políticas públicas e de estratégias para garantir o acesso à saúde no Brasil.
INSCRIÇÕES – O simpósio oferece ao todo 130 vagas gratuitas. Os interessados poderão inscrever-se até as 18h do dia 4 de julho, somente pelo endereço www.esmpu.gov.br, link “Inscrições”. Caso não esteja cadastrado no sistema, o candidato deverá clicar na opção “Cadastre-se”, localizada no menu lateral esquerdo. O público presente receberá certificado emitido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
Para ver a programação do simpósio, clique aqui.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@esmpu.gov.br.
Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
(61) 3313-5132 / 5126
Twitter: @escolampu
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Fred A. Ferreira
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
Fonte: MPF/SP