Em investigação coordenada pelo Ministério Público Federal e por ordem da Justiça Federal, na manhã de hoje (12/06), a Polícia Federal, conjuntamente com o Ministério da Previdência Social, deflagrou a denominada Operação Alimenta, com a finalidade de desarticular um suposto esquema criminoso instalado na Agência do INSS em Santa Maria, através do qual empresários seriam favorecidos, mediante a inserção e alteração criminosa de dados nos sistemas de informática do órgão.
De acordo com o apurado até o presente momento, a ocupante de um dos cargos de chefia da agência do INSS em Santa Maria, promovia indevidamente a alteração de registros de acidente de trabalho para registros de doenças sem relação com a atividade desenvolvida pelo empregado na empresa.
A servidora pública ainda instruía os empresários beneficiados sobre como oferecer defesas contra autuações do INSS.
Estão sendo cumpridos 4 mandados de busca e apreensão na cidade de Santa Maria, com o objetivo de apreender documentos e computadores. Além disso foi determinado o afastamento da servidora da função de chefia que exercia.
As informações públicas sobre o caso restringem-se às presentes tendo em vista a necessidade de se preservar a efetividade da investigação.
Fonte: MPF/RS